Por CBTM
Estão abertas as inscrições para o Programa Segundo Tempo, projeto idealizado pelo Ministério do Esporte que busca democratizar o acesso à prática esportiva, por meio de atividades esportivas e de lazer realizadas no contraturno escolar.
Podem se inscrever crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, que frequentem regularmente aulas do ensino de nível fundamental (de 1° ao 9° ano), prioritariamente das redes municipal e estadual. Para tanto, os interessados deverão procurar o Núcleo de Esporte Educacional mais próximo de suas residências, conforme segue a relação abaixo:
- Núcleos Emef Etelvino Rodrigues Madureira I e II (Jd. Araruna) ? períodos manhã/tarde
- Núcleo Emef Profª. Alzira Cardoso / Mondelli (Jd Chapadão) - período da manhã
- Núcleos Emef Profª. Claudete da Silva Vecchi / FIB I e II (Pq Viaduto)- períodos manhã/tarde
- Núcleo Emef Prof. José Romão / CAADH (Núcleo Nova Bauru) - período da tarde
- Núcleo Prefeitura Municipal de Bauru / FIB (Pq Viaduto) - período da tarde
- Núcleo SEBES / CSU I e II (Jd. Bela Vista) - períodos manhã/tarde
- Núcleo SEMEL / Praça Paradesportiva (Jd. Bela Vista) - período da manhã
Atualmente, o Programa atende aproximadamente 1.300 crianças, com capacidade máxima de atendimento de 1.500 alunos. As atividades eram restritas somente à rede municipal e estão sendo expandidas agora à rede estadual de ensino.
De acordo com o coordenador geral do programa em Bauru, Flávio Oliveira, os Núcleos estão concentrados na prática de cinco modalidades esportivas coletivas (futebol, futsal, handebol, basquetebol e voleibol) e uma modalidade esportiva individual (atletismo). Além dessas, está previsto o oferecimento de outras modalidades e atividades de apoio, como natação, judô, karatê, xadrez, ginástica artística, tênis de mesa, capoeira, dança, jogos de tabuleiro e atividades culturais e artísticas.
Para dar sustentabilidade ao Programa, os participantes recebem ?lanches rápidos nos dias de atividades, uniformes e materiais esportivos. Inicialmente houve investimento de aproximadamente 800 mil reais das esferas públicas federal e municipal.
A coordenação do Programa está dividida entre as Secretarias Municipais da Educação e de Esportes e Lazer, com apoio direto da Secretaria do Bem Estar Social e outras Secretarias. Outras informações sobre o Programa podem ser obtidas pelo telefone (14) 3223-1908 ou através do sitewww.programasegundotempo.com.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.