Por CBTM
O êxito de grandes eventos esportivos está relacionado à participação dedicada do voluntariado. Desta forma, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) contou com o apoio de mais de 3.500 voluntários nos oito anos de realização das antigas Olimpíadas Escolares.
Em 2013, renomeado como Jogos Escolares da Juventude, 220 voluntários de todo o Brasil farão parte do time responsável pela organização da maior competição escolar do país. Natal, capital do Rio Grande do Norte, recebe a etapa para jovens de 12 a 14 anos entre os próximos dias 05 e 14.
A maior parte dos voluntários tem formação superior e foi convocada nas universidades do Estado. Também há a participação de soldados do Exército Brasileiro, que ajudarão, exclusivamente, na área de transporte do evento. Esses “novatos” contarão com a experiência de voluntários vindos de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, que, em grande parte, já participaram de eventos esportivos organizados pelo COB.
--- Cada vez mais estamos aprimorando e melhorando o Programa de Voluntários, sendo mais rigorosos na seleção devido ao aumento de interesse e tentando beneficiar voluntários de todo o Brasil ---, explica Paula Hernandez, gerente de Atividades Complementares dos Jogos Escolares da Juventude.
--- O voluntário ganha e troca experiências, faz amizades, adquire conhecimento, organiza o maior evento escolar do Brasil, conhece pessoas e lugares novos, além de divulgar os valores olímpicos como amizade, respeito, ética, excelência, comprometimento e responsabilidade ---, completa Paula, ao destacar a importância de se participar do projeto.
Em Natal, cada voluntário receberá credencial e camisa do evento, transporte, alimentação, certificado e declaração de horas de atividades complementares para a faculdade. Além desses benefícios comuns aos voluntários locais, quem foi convocado e mora em outros estados também ganhará hospedagem cedida pelo Comitê Organizador da Sede. Todos ajudarão nas mais diversas áreas dos Jogos, entre elas: credenciamento, secretaria, área médica, cerimônias de abertura e premiação, imprensa, almoxarifado, convivência e Programa de Observadores Internacionais.
Os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013, etapa para jovens de 12 a 14 anos, fazem parte do Ciclo Olímpico Rio 2016 e servem de estímulo para quem realiza atividades voluntárias.
--- Participando dos Jogos Escolares da Juventude, eles vão ganhando experiência e fazendo contatos. O voluntário é essencial para a realização de qualquer grande evento esportivo e seu trabalho está cada dia mais reconhecido. É peça chave para a organização do evento ---, afirma Paula Hernandez.