Por CBTM
Falta apenas um dia para o início da maior competição esportiva escolar do Brasil. Nesta quinta-feira, 05, em Natal, acontece a abertura oficial dos Jogos Escolares da Juventude 2013, etapa de 12 a 14 anos. Esta edição conta com a participação de mais de 4.300 atletas na disputa de 13 modalidades:
Tênis de Mesa, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, vôlei e xadrez
Pela primeira vez como cidade-sede dos Jogos Natal se preparou para receber as delegações de todo o país. A cerimônia de abertura será às 17h, no Ginásio Nélio Dias, Zona Norte da cidade e vai contar com atrações culturais e sorteio de brindes.
Entre as apresentações previstas estão o espetáculo “Gonzagando”, da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM) e show da banda de rock potiguar Uskaravelhos, que fará uma homenagem ao grupo Legião Urbana.
Como convidado especial para ser o cerimonialista está o ex-jogador de vôlei Antônio Carlos Gouveia, o Carlão, campeão olímpico de 1992. Também marcam presença na abertura oficial, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e atletas olímpicos Vicente Lenílson, do atletismo, Mayra Aguiar, do judô, Fabíola Molina, da natação, Mariany Nonaka, do Tênis de Mesa, e Antônio Carlos Moreno, do vôlei. Eles vão atuar como embaixadores das competições.
--- Esse é um momento que Natal entra no circuito dos grandes eventos esportivos.Acredito que os Jogos vão trazer ao público uma noção de como os grandes eventos como as Olímpiadas são organizados --- comenta o coordenador do Comitê de Apoio Local e secretário adjunto de Estado do Esporte e do Lazer, Giovani Carvalho.
A delegação do Rio Grande do Norte conta com 159 atletas de 47 escolas e dez cidades potiguares, são elas: Natal,Parnamirim, Apodi, Caicó, Cerro Corá, Currais Novos, Goianinha, Lagoa Nova, Lucrécia e Touros.
Os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com Ministério do Esporte e Organizações Globo, patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do RN e Prefeitura de Natal.
Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.