Notícia

Natal-RN se transforma na capital do esporte escolar brasileiro

Por CBTM

05/09/2013 20h49


Tudo pronto para o início das competições do maior evento esportivo estudantil do país. Na manhã desta sexta-feira, 06, Natalse transforma na capital do esporte escolar brasileiro, com o início das disputas dos Jogos Escolares da Juventude 2013, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Cerca de 4.300 alunos de 12 a 14 anos, recorde de participação, começam a buscar o pódio em nove modalidades individuais: Tênis de Mesa, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação e xadrez. As modalidades coletivas – basquete, futsal, handebol e vôlei – começarão na terça-feira, dia 10. O público poderá acompanhar, gratuitamente, todas as competições.

Todas as atividades esportivas e culturais serão acompanhadas pelos Embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude Natal 2013. Atletas olímpicos e pan-americanos do Time Brasil, que representam o país em competições internacionais. Um dos embaixadores é o potiguar Vicente Lenilson, prata no revezamento 4x100m nos Jogos Olímpicos Sydney 2000.

--- Eu estou muito feliz por estar presente nos Jogos Escolares em minha cidade. Eu construí minha vida dentro do esporte e não quero mais sair. Estou aqui, com os meus amigos embaixadores e toda organização, para mostrar para as crianças que o esporte pode mudar a vida delas --- explica Vicente Lenilson.

Na parte da tarde foi realizado o congresso técnico da competição. No Tênis de Mesa o diretor-geral dos Jogos, Edgar Hubner, abriu a esplanação falando sobre a modalidade e um pouco de sua história. Adalberto Ferraz, Coordenador Técnico do Tênis de Mesa nos Jogos, foi o segundo a ter a palavra e dissertou sobre a parte técnica da competição. Maricléa Gomes, Árbitra Geral, falou sobre as regras a serem adotadas no evento. Por fim, Fernando Mualen, responsável em testar as raquetes nas competições oficiais, explicou aos técnicos e coordenadores de outras modalidades como funciona o sistema de medição toxicológica feito nas raquetes.     

Os embaixadores Mariany Mayumi Nonaka (Tênis de Mesa), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Antoine Jaoude (luta), Antonio Carlos Moreno (voleibol), Daniel Paiola (badminton), Fabiola Molina (natação), Lucila Viana da Silva (handebol), Maik Ferreira dos Santos (handebol), Mayra Aguiar da Silva (judô) e Renato Rezende (ciclismo) completam o time.

Os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura Municipal de Natal.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?