Por CBTM
Depois de doze horas de viagem cruzando a Amazônia, os atletas do clube Equipe Nipo Fama de Tênis de Mesa desembarcaram na cidade de Rémire-Montjoly, na Guiana Francesa, onde foram recebidos secretária da Liga Guianense, Elidia Dit Clauzel.
Os brasileiros seguiram para o Centre Nautique des Pacoussins para um breve descanso e, duas horas mais tarde, já estavam em ação no torneio de equipes contra os guianenses do clube CPC – Cercle Pongiste de Cayenne, que levaram sua força Máxima,
Liderados pelo veterano Alex Tertulien, um fenômeno do eixo Guiana-Antilhas, formado como Técnico de Tênis de Mesa pelo INSEP/França, Alex é dono de um estilo extremamente agressivo e mais uma vez fez a diferença nos confrontos franco-amapaenses.
Kelvin Ribeiro e Alberto Tavares,que estavam estreando na competição, sentiram o peso do primeiro intercâmbio internacional e o nervosismo atrapalhou o desempenho das jovens revelações do Clube Nipo, que foram eliminados nas primeiras rodadas.
Acostumados ao calor da torcida local, Djalma Del Castillo (17anos) e Raí Barros (20 anos) chegaram a final e sabiam que superar os guianenses seria uma tarefa complicada. Alex marcou seu primeiro ponto vencendo Djalma DelCastillo por 3 a 1, Raí Barros deixou tudo igual batendo Zulemaro Styven, também por 3 a 1.
Na partida de duplas o dueto amapaense foi superado em 3 a 1. O confronto mais aguardado entre Raí Barros e Tertulien foi adrenalina pura, os atletas se alternavam entre os sets, porém no decisivo prevaleceu a experiência do guianense que levou a melhor por 3 a 2.
--- Faltou pouco para que o clube debutante do mesatenismo amapaense entrasse para história destes confrontos. Até hoje, em casa, os guianenses nunca tiveram sua equipe principal superada pelos amapaenses, o que valoriza ainda mais a realização de novos intercâmbios, confirmando que a Guiana Francesa é uma real possibilidade de evolução pros atletas do Amapá. Alex Tertulien é o homem a ser batido, invicto contra amapaenses promete manter a escrita, sem sombra de duvidas o evento individual será eletrizante --- avaliou Alan Cardoso.
--- Agradecimento especial ao presidente do clube ULS Montjoly Mr. Edouard Hu Yen Tack e a Secretária da Liga Guianense Elidia Clauzel, por mais esta maravilhosa oportunidade de intercâmbio com a cultura e mesatenismo Guianenses --- completou Alan.