Por CBTM
A cada evento no eixo Guiana-Antilhas que os atletas amapaenses participam fica a certeza de que este é o caminho para se evoluir, estreitar os laços culturais e desportivos com o povo francês, em particular, os guianenses, foi uma decisão tomada em 2010 pelo então coordenador de projetos Alan Cardoso e atualmente como presidente da FTMA, busca voos mais altos e crê que a inciativa de 04 anos atrás criticada por muitos, se mostra um real caminho para o crescimento da modalidade no extremo norte do Brasil.
--- Os resultados colhidos com as políticas de intercâmbio com o eixo Guiana-Antilhas são fantásticos, as mudanças promovidas na mentalidade de atletas e dirigentes é algo surpreendente, viemos de mais um intercâmbio de sucesso, os que foram pela primeira vez voltarão transformados e quem já participou, retorna com a motivação em alta. Estudamos a possibilidade de seus atletas participarem não só do campeonato amapaense como dos eventos nacionais, como também, que seu técnicos formados pelo INSEP/França, transitem com mais frequência em nosso Estado --- finalizou o presidente da Federação.
O evento alusivo às festividades da vila de Rémire-Montjoly foi marcado além da grande organização, por surpresas e reafirmações. Na categoria Júnior o favorito Djalma Del Castillo, atual campeão da categoria do evento Antilhas-Guianas foi surpreendentemente superado pelo jovem guianense Dominik Banai, que anos atrás se inspirava no estilo de Djalma nos seus treinamentos e agora mostrou sua evolução.
A francesa Corinne Vaillant, dona de um estilo peculiar usando os “tradicionais” pinos defensivos, não deu chances a estreante do Clube NIPO Alinne Nascimento, que não conseguiu desenvolver seu jogo diante das habilidades da veterana. O momento crucial do evento ficou para a categoria adulta, muito embora o favoritíssimo Alex Tertulien não tenha participado, as emoções foram mantidas pela grande final entre o atual campeão Guianense Christian Kanamma e o principal atleta do NIPO Raí Barros, o dono da casa saiu na frente fechando o primeiro set, mas, nem o calor da torcida foi capaz de impedir a brilhante reação de Raí que venceu consecutivamente os quatro últimos sets, sagrando-se campeão do evento principal.
- A vitória de fato é da união destes dois povos, que ano após ano se permitem aprender e a confiar um no outro e o resultado é o crescimento desportivo de ambos, fortalecido com a mudança da mentalidade de se promover um esporte amador como o tênis de mesa no caminho do profissionalismo. Concluiu Raí Barros, ouro no evento principal.
A delegação do clube “Equipe Nipo Fama de Tênis de Mesa” desembarca em Macapá no dia 10/09, trazendo na bagagem duas pratas e um ouro e o mais importante: a certeza de que participar de intercâmbios com os guianenses e com as Antilhas diminui passo a passo a distância do mesatenismo amapaense do resto do país.
Agradecimento especial ao presidente do clube ULS Montjoly Mr. Edouard Hu Yen Tack e a Secretária da Liga Guianense Elidia Clauzel, por mais esta maravilhosa oportunidade de intercâmbio com a cultura e mesatenismo Guianenses.
FTMA
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.