Notícia

Clube Nipo do Amapá comemora grandes resultados do intercâmbio em Montjoly

Por CBTM

10/09/2013 22h18


A cada evento no eixo Guiana-Antilhas que os atletas amapaenses participam fica a certeza de que este é o caminho para se evoluir, estreitar os laços culturais e desportivos com o povo francês, em particular, os guianenses, foi uma decisão tomada em 2010 pelo então coordenador de projetos Alan Cardoso e atualmente como presidente da FTMA, busca voos mais altos e crê que a inciativa de 04 anos atrás criticada por muitos, se mostra um real caminho para o crescimento da modalidade no extremo norte do Brasil.

--- Os resultados colhidos com as políticas de intercâmbio com o eixo Guiana-Antilhas são fantásticos, as mudanças promovidas na mentalidade de atletas e dirigentes é algo surpreendente, viemos de mais um intercâmbio de sucesso, os que foram pela primeira vez voltarão transformados e quem já participou, retorna com a motivação em alta. Estudamos a possibilidade de seus atletas participarem não só do campeonato amapaense como dos eventos nacionais, como também, que seu técnicos formados pelo INSEP/França, transitem com mais frequência em nosso Estado --- finalizou o presidente da Federação.

O evento alusivo às festividades da vila de Rémire-Montjoly foi marcado além da grande organização, por surpresas e reafirmações. Na categoria Júnior o favorito Djalma Del Castillo, atual campeão da categoria do evento Antilhas-Guianas foi surpreendentemente superado pelo jovem guianense Dominik Banai, que anos atrás se inspirava no estilo de Djalma nos seus treinamentos e agora mostrou sua evolução.

A francesa Corinne Vaillant, dona de um estilo peculiar usando os “tradicionais” pinos defensivos, não deu chances a estreante do Clube NIPO Alinne Nascimento, que não conseguiu desenvolver seu jogo diante das habilidades da veterana. O momento crucial do evento ficou para a categoria adulta, muito embora o favoritíssimo Alex Tertulien não tenha participado, as emoções foram mantidas pela grande final entre o atual campeão Guianense Christian Kanamma e o principal atleta do NIPO Raí Barros, o dono da casa saiu na frente fechando o primeiro set, mas, nem o calor da torcida foi capaz de impedir a brilhante reação de Raí que venceu consecutivamente os quatro últimos sets, sagrando-se campeão do evento principal. 

- A vitória de fato é da união destes dois povos, que ano após ano se permitem aprender e a confiar um no outro e o resultado é o crescimento desportivo de ambos, fortalecido com a mudança da mentalidade de se promover um esporte amador como o tênis de mesa no caminho do profissionalismo. Concluiu Raí Barros, ouro no evento principal.

A delegação do clube “Equipe Nipo Fama de Tênis de Mesa” desembarca em Macapá no dia 10/09, trazendo na bagagem duas pratas e um ouro e o mais importante: a certeza de que participar de intercâmbios com os guianenses e com as Antilhas diminui passo a passo a distância do mesatenismo amapaense do resto do país.  

Agradecimento especial ao presidente do clube ULS Montjoly Mr. Edouard Hu Yen Tack e a Secretária da Liga Guianense Elidia Clauzel, por mais esta maravilhosa oportunidade de intercâmbio com a cultura e mesatenismo Guianenses.

FTMA

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?