Por CBTM
Há menos de cinco anos, Caroline Kumahara era a princesinha do Tênis de Mesa brasileiro. Agora, com a maioridade e a disputa de uma Olimpíada no currículo, o apelido já não é mais adequado. A melhor atleta das Américas, segundo o ranking da Federação Internacional (ITTF), cresceu e continua mostrando que está entre as melhores do mundo.
Nessa quarta-feira, Carol teve papel decisivo na classificação para a fase final do Torneio de Equipes do Aberto de Jovens do Brasil, mais uma etapa do Circuito Mundial infantil e juvenil promovida pela ITTF., no Rio de Janeiro.
O Brasil superou um combinado formado por atletas da Singapura e Canadá, por 3 a 0, e depois a Alemanha, por 3 a 1,com destaque para a vitória de Carol sobre Nina Mittelham, atual campeã europeia da categoria.
A equipe tem ainda Letícia Nakada e Bruna Takahashi, duas talentosas atletas da nova geração que ainda possuem idade para competir no infantil, e está na semifinal da competição e vai enfrentar nessa quita-feira o combinado entre atletas de Porto Rico e Peru. No outro jogo, China Taipei e Alemanha buscar a vaga na decisão.
Em março desse ano, uma semana depois de ser campeã Latino-americana adulta, em El Salvador, Caroline venceu a nona melhor mesatenista do Ranking Mundial, a japonesa Kasumi Ishikawa, o que a fez subir para a 146ª posição na lista divulgada em junho.
No mesmo mês, a menina conseguiu 100% de aproveitamento no Latino-americano Juvenil, levando as medalhas de ouro nos torneios de equipe, individual, duplas e duplas mistas. O talento é indiscutível, mas é preciso destacar também o apoio que a atleta vem recebendo da CBTM e do Governo Federal para se dedicar exclusivamente ao esporte.
O Torneio de Equipes termina nessa quinta-feira, mas o evento continua até domingo. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.