Por CBTM
Os meninos da Seleção Brasileira juvenil conquistaram na tarde desta quinta-feira, 12, a vaga para final do Torneio de Equipes do Aberto de Jovens do Brasil, mais uma etapa do Circuito Mundial infantil e juvenil promovida pela ITTF, no ginásio do CEFAN, no Rio de Janeiro.
Para ficar entre as duas melhores equipes da competição, o selecionado brasileiro formado por Hugo Calderano, Vitor Ishiy e Massao Kohatsu, teve de passar pelo combinado China Taipei-Porto Rico, e suaram a camisa para alcançarem a vitória por 3x2.
O jogo foi o mais emocionante desse segundo dia jogos, com duração de quase duas horas de partida. O Brasil começou arrasador com 3 a 0 para Calderano, sobre Chia-Hung Sun (11-08, 11-09 e 11-05). Ishiy aumentou a diferença para o Brasil, em partida contra Heng-Wei Yang, 3x2 (11-07, 14-16, 11-09, 06-11 e 11-07).
Com dois pontos a frente no placar Massao Kohatsu foi o terceiro a ir para quadra, e acabou derrotado pelo forte adversário Brian Afanador, por 3x0. Em seguida Vitor Ishiy também acabou não indo muito bem e cedeu o empate ao perder para Chia-Hung Sun, por 3 sets a 0.
Com 2x2 no placar coube a Hugo Calderano voltar a quadra para a partida decisiva. O adversário escolhido foi Heng-Wei Yang, que não resistiu ao jogo consistente do brasileiro e foi derrotado pelo placar de 3 sets a 0, parciais de 11-05, 11-08 e 11-05.
Os meninos do Brasil terão pela frente na final do Aberto de Jovens do Rio de Janeiro, a forte equipe de Hong Kong, que tem como destaque Hung Ka Tak, vencedor do Torneio Individual na etapa e Nova Caledônia, em abril.
O Torneio de Equipes termina nessa quinta-feira, mas o evento continua até domingo. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.