Por CBTM
O Clube Náutico, no bairro Nossa Senhora das Graças, ficou movimentado no último sábado. Tudo por conta do VII Festival de Tênis de Mesa, promovido pelo Colégio Themis de Almeida Vieira, unidade da Fundação Educacional (Fevre). Participaram do festival alunos das redes municipal, estadual e particular da cidade, como de escolas de Barra Mansa e Vassouras.
Um desfile das escolas convidadas e uma apresentação dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Volta Redonda (Apae-VR), demonstrando que não há diferença dentro do esporte, marcaram a abertura da competição. Para os organizadores, o Tênis de Mesa tem grande força para a integração entre os alunos e promoção da inclusão de todos os praticantes. Mais de 200 alunos participaram este ano da competição que teve duração o dia todo. O evento contou com quatro mesas oficiais, sendo uma para aquecimento e outras três para a competição.
A professora Cláudia Malta, responsável pela organização do torneio, junto com a professora Patrícia Sá, destacou que o festival de tênis faz parte do projeto Movimentação, da Fevre. Lembrou ainda que, o principal objetivo é estimular os alunos para a prática do tênis de mesa, modalidade esportiva que permite a inclusão de todos por meio do esporte, favorecendo o intercâmbio de toda a comunidade escolar.
Vale ressaltar que o festival faz parte também das comemorações pelo aniversário do Colégio Themis, que completa este ano 24 anos de fundação. A unidade atende alunos do 6º ao 9º período do Ensino Fundamental e tem cerca de 1.110 alunos.
Depois da exibição, os participantes receberam certificado, lanche, camisa do evento e participaram de um sorteio de brindes. Além disso, as unidades escolares presentes no festival foram contempladas com troféu de participação. Entre as escolas participantes do festival estiveram o Themis de Almeida Vieira, Getúlio Vargas, João XXIII, Delce Horta Delgado, e José Botelho de Athayde, além de 19 escolas da rede municipal e a Apae-VR.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.