Por CBTM
Cópia do discurso de 1892 proferido pelo barão de Coubertin com a proposta de recriação dos Jogos Olímpicos. A sapatilha e a medalha do brasileiro Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico em Helsinque-1952 e Melbourne-1956. Uma réplica da primeira cesta de basquete da história.
Estas preciosidades citadas acima são algumas das cerca de 300 peças que fazem parte do acervo da exposição interativa "Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte", que chega ao Rio de Janeiro a partir de sexta-feira. Depois de passar por São Paulo, a mostra ficará no Museu Histórico Nacional até o dia 1º de dezembro.
Organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a exposição apresenta parte do acervo do Museu Olímpico Internacional de Lausanne, na Suíça, que entrou em reforma, além de itens do próprio COB e outros cedidos por atletas e dirigentes.
A cerimônia de inauguração da mostra será na quinta-feira, às 19h, restrita para convidados, e contará como mestre de cerimônia o jogador de vôlei de praia Emanuel. Ao logo das próximas semanas está prevista a ida de outros atletas ao museu.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.