Por CBTM
O Peru vem passando por um rápido avanço no esporte, tanto em nível técnico como em termos de organização. A capital Lima se prepara para receber, entre os dias 20 e 29 desse mês, os primeiros Jogos Sul-Americanos da Juventude, com representantes de 14 países em 21 modalidades.
No Tênis de Mesa, um total de 24 atletas, 11 meninas e 13 meninos, competirão de 25 a 28 no Coliseu Fortunato Marotta, A Comissão Organizadora vem trabalhando duro em conjunto com representantes da Federação Peruana de Tênis de Mesa e a expectativa é grande, pois o sucesso desse evento pode ajudar a cidade, que quer se candidatar aos Jogos Pan-americanos de 2019.
O Brasil será representado pelos atletas Letícia Nakada e Massao Kohatsu, que já estão em Lima acompanhados pelo técnico Reinaldo Yamamoto. O grupo chegou na madrugada dessa sexta-feira e logo pela manhã foi fazer um treino de reconhecimento, pois tem horário programado para cada Seleção.
--- Ficamos com o horário das 11h às 13h, e também consegui um clube com uns amigos que nos abriram as portas e conseguimos treinar no período da tarde também --- explicou o técnico.
--- Nesse sábado treinaremos no mesmo horário e iremos direto pra uma academia que o COB nos disponibilizou para fazer as atividades físicas, pois às 16horas temos que sair para abertura do torneio --- completou Reinaldo.
Pelo sistema de disputa, cada país tem apenas um representante no Torneio Individual, sendo um contra todos, onde se classificam os quatro melhores, e depois disputam as semifinais e a final.
--- Vai ser uma maratona de jogos, pois tem 13 jogadores no masculino e 11 no feminino. Depois ainda terá a dupla mista, porém é o sistema multinacional, onde serão feitos sorteio entre os jogadores, masculino e feminino, de todos os países para formar as duplas --- finalizou o técnico.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.