Notícia

Time Brasil participa da Cerimônia de Abertura dos Jogos Sul-americanos

Por CBTM

24/09/2013 18h29


Uma festa ao ar livre realizada na Praça de Armas, uma das principais da capital peruana, na noite de sexta-feira, marcou o início dos I Jogos Sul-americanos da Juventude Lima 2013.

Representado por uma delegação de 100 atletas com idade até 17 anos, em 22 modalidades, o Time Brasil desfilou tendo à frente a medalhista de bronze no último Campeonato Mundial Cadete, Gabriela Cecchinni, da esgrima, como porta-bandeira. Animada, a delegação brasileira arrancou muitos aplausos do público presente à Cerimônia de Abertura da competição.

As luzes e o cenário especialmente preparados para a ocasião criaram um ambiente de grande alegria aos mais de 1200 jovens atletas e ao público em geral.  A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da República do Peru, Ollanta Humala, a prefeita de Lima, Susana Villarán, o presidente da Organização Desportiva Sul-americana (ODESUR) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, e o presidente do Comitê Olímpico Peruano, José Quiñones.

--- É com muito orgulho que estamos aqui em Lima, esta bela capital peruana, reunidos para coroar um momento histórico do esporte sul-americano. A realização dos I Jogos Sul-americanos da Juventude é uma clara demonstração do poder de realização do nosso continente e da determinação em desenvolver o esporte nos 14 países que integram a Organização Desportiva Sul-americana. Mais do que isso, é uma excelente oportunidade para motivar nossos jovens atletas de até 18 anos a praticarem esportes e compartilharem todos os valores positivos que essa atividade proporciona para a sociedade --- afirmou Carlos Arthur Nuzman.

O presidente da ODESUR disse que a oportunidade é propícia para motivar os jovens a compartilhar valores além do esporte.

--- Que estes Jogos mantenham o conceito do espírito olímpico, com o objetivo de reiterar a ética, o respeito ao próximo e o congraçamento entre os povos. Dentro desse contexto, os I Jogos Sul-americanos da Juventude serão uma excelente oportunidade para que nossos jovens atletas adquiram experiência internacional e tenham vivência em eventos multiesportivos. Com a proximidade dos II Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto de 2014, em Nanjing, na China, essa competição servirá como o primeiro passo rumo à experiência olímpica. Nosso papel é alimentar esse sonho, que esperamos que se estenda aos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020 --- salientou Nuzman.

Ao abrir oficialmente os Jogos, o presidente do Peru mandou uma mensagem aos atletas.

--- Não há vitória sem esforço. Não há medalha conquistada, qualquer que seja o metal, que para conquistar não investimos horas e horas de esforço. Eu quero dizer a esses jovens que aqui viverão uma experiência inesquecível, aqui estreitarão os laços de fraternidade da América --- declarou.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?