Notícia

Time Brasil participa da Cerimônia de Abertura dos Jogos Sul-americanos

Por CBTM

24/09/2013 18h29


Uma festa ao ar livre realizada na Praça de Armas, uma das principais da capital peruana, na noite de sexta-feira, marcou o início dos I Jogos Sul-americanos da Juventude Lima 2013.

Representado por uma delegação de 100 atletas com idade até 17 anos, em 22 modalidades, o Time Brasil desfilou tendo à frente a medalhista de bronze no último Campeonato Mundial Cadete, Gabriela Cecchinni, da esgrima, como porta-bandeira. Animada, a delegação brasileira arrancou muitos aplausos do público presente à Cerimônia de Abertura da competição.

As luzes e o cenário especialmente preparados para a ocasião criaram um ambiente de grande alegria aos mais de 1200 jovens atletas e ao público em geral.  A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da República do Peru, Ollanta Humala, a prefeita de Lima, Susana Villarán, o presidente da Organização Desportiva Sul-americana (ODESUR) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, e o presidente do Comitê Olímpico Peruano, José Quiñones.

--- É com muito orgulho que estamos aqui em Lima, esta bela capital peruana, reunidos para coroar um momento histórico do esporte sul-americano. A realização dos I Jogos Sul-americanos da Juventude é uma clara demonstração do poder de realização do nosso continente e da determinação em desenvolver o esporte nos 14 países que integram a Organização Desportiva Sul-americana. Mais do que isso, é uma excelente oportunidade para motivar nossos jovens atletas de até 18 anos a praticarem esportes e compartilharem todos os valores positivos que essa atividade proporciona para a sociedade --- afirmou Carlos Arthur Nuzman.

O presidente da ODESUR disse que a oportunidade é propícia para motivar os jovens a compartilhar valores além do esporte.

--- Que estes Jogos mantenham o conceito do espírito olímpico, com o objetivo de reiterar a ética, o respeito ao próximo e o congraçamento entre os povos. Dentro desse contexto, os I Jogos Sul-americanos da Juventude serão uma excelente oportunidade para que nossos jovens atletas adquiram experiência internacional e tenham vivência em eventos multiesportivos. Com a proximidade dos II Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto de 2014, em Nanjing, na China, essa competição servirá como o primeiro passo rumo à experiência olímpica. Nosso papel é alimentar esse sonho, que esperamos que se estenda aos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020 --- salientou Nuzman.

Ao abrir oficialmente os Jogos, o presidente do Peru mandou uma mensagem aos atletas.

--- Não há vitória sem esforço. Não há medalha conquistada, qualquer que seja o metal, que para conquistar não investimos horas e horas de esforço. Eu quero dizer a esses jovens que aqui viverão uma experiência inesquecível, aqui estreitarão os laços de fraternidade da América --- declarou.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?