Por CBTM
O mesatenista Cazuo Matsumoto segue como o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial masculino. Na lista referente ao mês de outubro, publicada pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), Cazuo aparece no top 100, na posição de número 74.
Após esta última atualização da lista mundial, Matsumoto manteve-se na mesma colocação do mês de setembro. Gustavo Tsuboi é o segundo brasileiro na lista e ocupa a 83ª posição, seguido por Thiago Monteiro (147) e do jovem Hugo Calderano (188).
A lista masculina do top 10 traz nas quatro primeiras posições apenas mesatenistas da China. Ma Long segue como número 1 do mundo, seguido por Xu Xin, Wang Hao e Zhang Jike. Destaque para Timo Boll e Dimitrij Ovtcharov, da Alemanha, que aprecem na 5ª e 6ª posições, sendo os únicos europeus da lista, toda formada por jogadores asiáticos.
No feminino o Brasil tem como sua melhor representante na lista mundial a jovem Caroline Kumahara, que melhorou sua posição em relação ao mês passado e saltou do número 169 para o posto de 152. A chinesa naturalizada brasileira, Gui Lin, é a segunda melhor na lista (282), seguida por Lígia Silva (293).
As representantes da China Liu Shiwen, Ding Ning e Lia Xiaoxia, são três primeiras colocadas, respectivamente, na lista divulgada no mês outubro pela ITTF. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.