Por CBTM
A Seleção Brasileira de Tênis de Mesa viaja para o Parapanamericano de Jovens com alguns favoritíssimos ao título, algumas apostas e outros que podem ter com a convocação um grande empurrão no ainda início de carreira. A competição começa nesse sábado em Buenos Aires, Argentina.
O Brasil é amplo favorito nas classes em que está representado por membros da Seleção Brasileira. Paulo Salmin, Erick Higa, Jennyfer Parinos e Bruna Alexandre têm tudo e mais um pouco para trazer o título para o Brasil. Seus desafiantes são apenas os também brasileiros Leonardo Silva (de Erick, na Classe 9), e Danielle Rauen (Na Classe 9, de Jennyfer, ou 10, de Bruna, pois ainda passará por classificação internacional).
Mas neste torneio, em especial, vale a pena observar o comportamento de outros atletas, que farão suas estreias internacionais. Danielle e Leonardo, já citados, são nomes fortes no cenário nacional. Na Classe 4 feminina, a Joyce Oliveira vem fazendo ótima campanha fora do país, mas ainda sente falta de uma boa parceira de equipe. Na Argentina, Raiza da Silva, Camila Ribeiro e Thais Severo vão jogar. Seria bom se uma delas se destacasse.
Outros nomes ainda estão dando os primeiros passos no Tênis de Mesa, e, se ainda há uma distância em relação aos seus adversários, principalmente internacionais, este torneio pode ser a chance deles terem o gostinho de, pela primeira vez, defender o Brasil. Se daí, vir a vontade de treinar em alto rendimento para voltar a ter esse gosto, o Pan de Jovens pode ter ótimo resultado, além das medalhas, é claro.
No esporte paraolímpico, naturalmente, a renovação é um pouco mais lenta, já que o volume de novos jogadores é sempre menor. Mas a delegação para o Pan de Jovens é numerosa e, com essa experiência na bagagem, os novos atletas podem ganhar força. Vamos torcer por isso.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.