Por CBTM
Com o firme intuito de divulgar e difundir a Modalidade Tênis de Mesa pelo país, e também “chamar a atenção” para o esporte adaptado, um dos mais carismáticos para-atleta, Luiz Henrique Medina, mais conhecido como Kaike, dedica-se como palestrante motivacional.
Esta semana, no dia 08/10, Kaike, ministrou uma palestra na Multi Nacional MAHLE, uma gigante no setor automotivo (fabrica filtros, bronzinas, pistões etc.. para indústria automobilística), em São Bernardo do Campo, uma unidade que tem mais de 2.500 funcionários.
Falou sobre sua trajetória na vida (um verdadeiro vencedor) e mais para o final, sua trajetória no Esporte, mais especificamente no Tênis de Mesa (um verdadeiro Campeão), suas dificuldades, empenho e dedicação que o esporte exige.
Foi com muita determinação e garra que Kaike, conseguiu superar as adversidades da vida. Depois de ter sido achado por dois policiais em uma caixa de sapato, ele foi levado ao Lar Escola São Francisco, um centro de reabilitação para deficientes físicos em São Paulo, e lá passou mais de 20 anos.
Ao longo da vida passou por mais de 50 cirurgias, que possibilitaram Medina buscar uma rotina normal. --- Por sugestão de uma amiga, cursei Citologia no Instituto Brasileiro Contra o Câncer, depois de formado passei a trabalhar em um hospital, onde fiquei por 36 anos --- explica Medina.
Hoje com 62 anos, conta que após a aposentadoria queria fazer algum esporte e por ter jogado muito pingue-pongue quando criança acabou optando pelo tênis de mesa. --- Comecei a jogar há treze anos. No início foi difícil, mas como não desisti, virei profissional --- esclarece Kaike.
As cirurgias ajudaram o para-atleta a ser um jogador de Tênis de Mesa vitorioso. Para jogar, ele prende a raquete com uma faixa de velcro ao seu antebraço.Só este ano, Kaike, já ministrou mais de 60 palestras, ele brinca que --- esta ficando especialista --- mas que na realidade quer mesmo é difundir a pratica do Tênis de Mesa e atrair mais adeptos ao esporte.
Ao longo dos anos de esportes, Kaike conquistou medalha de prata por equipes e bronze individual nos Jogos Parapan-Americanos Rio-2007. Também foi campeão em torneios internacionais.
Hoje, viaja o Brasil dando palestras motivacionais e busca mostrar que não existe barreira que não possa ser quebrada com muita força de vontade e determinação. E é aí que entra o esporte, um forte aliado nas mudanças de vida e superação de dificuldades Atualmente, o foco está sendo as empresas, geralmente para motivar os funcionários a sempre pensarem em melhorar e nunca abaterem-se ante suas dificuldades.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.