Notícia

Quatro atletas que estiveram em Londres no ano passado disputarão o Brasileiro

Por CBTM

13/10/2013 05h56


As melhores mesatenistas do país estão inscritas no 44º Campeonato Brasileiro, que acontecerá entre os dias 29 desse mês e 03 de novembro, em Bento Gonçalves, uma das cidades turísticas mais procuradas da famosa Serra Gaúcha. Quatro atletas que foram aos Jogos de Londres no ano passado vão em busca do título na categoria Absoluto A: Caroline Kumahara, Lígia Silva e Lin Gui, integrantes da Seleção Olímpica, e Bruna Alexandre, que disputou as Paralimpíadas na Classe 10.

Atual nº 1 das Américas, segundo o Ranking Mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), Caroline (esquerda) é a principal favorita, mas terá de superar adversárias experientes e talentosas, que também passam por excelente fase.

Em 2013, Caroline venceu a etapa de Santos da Copa Brasil superando Lígia Silva nas decisões do Absoluto A e do Rating A, em uma reedição do que havia acontecido um mês antes, na final do Latino-americano disputado em El Salvador. 

Lígia Silva (direita) já perdeu a conta de quantas conquistas obteve ao longo da carreira em eventos nacionais e tem ainda na bagagem a disputa de três Olimpíadas. Embora o retrospecto recente contra Caroline não seja positivo, a experiente atleta continua jogando em alto nível e com certeza lutará pelas primeiras posições.

A chinesa naturalizada brasileira Lin Gui (esquerda) também é outra forte candidata ao ouro. No final do ano passado, a atleta foi submetida a uma cirurgia no pé direito que a obrigou a ficar mais de seis meses afastada das mesas, mas já está recuperada.

Jessica Yamada (direita), que atualmente disputa sua segunda temporada na Liga Francesa, defende o título da categoria. A atleta vive uma excelente fase e continua lutando por um espaço na Seleção porque tem como meta disputar os Jogos Olímpicos de 2016.

Em 2012, em Piracicaba, Jessica conquistou o título do Absoluto A com uma vitória sobre Kátia Kawai, atual terceira colocada no Ranking Nacional, que é baseado nos pontos somados nas etapas do Circuito Copa Brasil. Kátia foi campeã esse ano em Maringá e Vitória.

O sonho de Jessica é compartilhado por todas, mas para uma atleta tem um significado especial. Depois de participar dos Jogos Paralímpicos de Londres, Bruna Alexandre (abaixo) tem como principal objetivo na carreira se tornar a primeira brasileira da modalidade a disputar também uma Olimpíada.

Outro destaque da lista de inscritos é a a líder do Ranking Nacional, Livia Gomes, que levou a melhor em Brasília e Maceió, também competirá em Bento Gonçalves, assim como a segunda colocada, Priscila Dias, que manteve a regularidade durante a temporada e venceu a etapa de Manaus.

Também disputarão essa categoria Amanda Marques, Barbara Perroni, Caroline Kajihara. Carina Murashige, Esther Novalo, Geruza Acordi, Isabela José, Lia Ohira Nathalia Barreira, Sheila Souza, Suellen Batista, Thais Figueiredo, Valesca Maranhão, Viviane Nakasato e Kesya Vidal.

A competição é a maior da história e reunirá um total de 1.106 atletas, sendo 908 no Ranking Olímpico e outros 198 nas Classes Paralímpicas, representando 152 clubes de todas as regiões. Apesar do clima de rivalidade que envolve qualquer disputa, com certeza será uma grandiosa festa de confraternização entre apaixonados por Tênis de Mesa, que vai coroar um ano marcado por conquistas.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?