Por CBTM
O alemão Dimitrij Ovtcharov e a sueca Li Fen conquistaram os títulos dos eventos masculino e feminino, respectivamente, no Campeonato Europeu realizado em Schwechat, na Áustria. O teve nervos de aço na final e superou uma lenda do esporte, o belga tricampeão do evento Vladimir Samsonov, por 4 a 0, com parciais de 11-4, 11-7, 12-10 e 11-8.
Com esse resultado, o medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres e o atual sexto colocado do Ranking Mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), que tem 26 anos de idade, ofuscou seu companheiro de equipe e seis vezes campeão europeu Timo Boll, que teve que se retirar da competição por causa de uma lesão.
--- Estava pronto para Samsonov, porque ele sempre jogou muito bem contra mim. No entanto, acho que hoje ele ficou um pouco cansado depois da semifinal. Fui mais agressivo e tive uma boa preparação na China, o que me deu mais autoconfiança. Isso acabou fazendo a diferença --- explicou o alemão.
Depois de anos sem comemorar títulos, uma das tradicionais potências da modalidade, a Suécia, agora tem uma nova campeã. Fen LI superou a alemã Xiaona Shan, por 4 a 2 ( 9-11, 11-4, 11-5, 10-12, 11-9, 11-6). Para a atleta, mesmo sendo apontada como favorita, a medalha de ouro foi uma surpresa.
--- Nunca acreditei que eu poderia ganhar a competição. Essa foi minha primeira participação no Campeonato da Europa e isso é como um sonho tornado realidade --- afirmou Fen Li
No Torneio de Duplas masculino, o croata Tan Ruiwu e o polonês Zeng Yi Wang se uniram para vencer os austríacos Robert Gardos e Daniel Habesohn, por 4 a 1 (11-6, 13-11, 8-11, 11 - 8, 11-8).
No feminino as alemãs Petrissa Solja e Sabine Winter levaram a melhor sobre as compatriotas Zhenqi Barthel e Shan Xiaona, por 4 a 2 (10-12, 9-11, 11-4, 12-10, 11-9 e 11-6).
--- Nós nos conhecemos muito bem --- comentou Solja. --- Foi um jogo difícil, mas mesmo depois que elas tinham uma vantagem, não estava com medo, pois isso já havia acontecido antes. No Campeonato nacional alemão elas tinham uma vantagem ainda maior e ficamos com o título. Sabine me disse para lutar e eu escutei --- completou.
As duas medalhas de ouro da Alemanha no final do dia, na Academia Werner Schlager, aumenta para quatro o número de conquistas, pois outras duas já tinham sido conquistadas no início da semana. Isso é apenas uma prévia do que a equipe alemã poderá fazer no Campeonato Mundial de Equipes, em Tóquio, no Japão, em 2014.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.