Por CBTM
Doze atletas brasileiros que estão em Buenos Aires, na Argentina, para a disputa Jogos Parapanamericanos Juvenis de Tênis de Mesa passaram por Classificação Funcional Internacional, no domingo. Os exames aconteceram no Servicio Nacional de Rehabilitacion, que será o palco da competição até o próximo dia 20.
Os atletas que fizeram processo foram Danilo Cecagno, Leonardo Silva, Danielle Rauen, Jose Henrique Souza, Guilherme Rocha, Mylena Cordeiro, Thais Severo, Camila Ribeiro, Raiza Silva, Felipe Formentin, Gustavo Laskosky e Caio Amorim. Na foto, o atleta Danilo Cecagno sendo avaliado pelos classificadores argentinos Horacio Miyagi e Cintia Marino.
Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro, a Classificação Funcional permite igualar a competição entre indivíduos com diferentes deficiências. Os números de classes são determinados de acordo com o respectivo esporte, e possíveis habilidades funcionais em atletas com diferentes deficiências.
A necessidade de troca de classe deve ser revista constantemente com base nas diferenças funcionais e no desempenho, ou seja, quando um atleta começa a competir, ele recebe uma classe que pode ser revista ao longo de sua carreira, seja em função de uma deficiência degenerativa ou mudança de parâmetros.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.