Por CBTM
A Seleção Brasileira está em Buenos Aires, na Argentina, para disputar os Jogos Parapanamericanos de Jovens. Representantes de nove países participarão da competição de Tênis de Mesa (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Porto Rico, Venezuela e Dominica), sendo o Brasil a maior delegação, com 16 atletas, seguido da Venezuela (12) e os anfitriões argentinos (8).
No total estão inscritos 52 atletas, quase o dobro em relação a competição de 2009, na Colômbia, que reuniu 28 jogadores. Desses, somente oito já participaram de algum evento internacional da ITTF-PTT, sendo quatro brasileiros: Jennyfer Parinos, Bruna Alexandre, Paulo Salmin e Eric Higa.
--- Será uma boa competição, um bom início para a grande maioria dos atletas em suas carreiras internacionais. A ansiedade é visível, mas trabalhamos para que fiquem tranquilos e possam dar o melhor de si --- explicou o Líder de Seleções Paralímpicas da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Victor Lee.
Além dos brasileiros, apenas quatro atletas inscritos participaram de eventos nas Américas, com destaque para o venezuelano Jean Pierre Giraud (classe 07), que esteve no Parapanamericano de Tênis de Mesa de 2009, mas saiu de lá sem uma única vitória.
Para o estreante Felipe Formentin, classe 07, a ausência de um piso adequado, como acontece nas competições no Brasil, poderá ser prejudicial.
--- A falta do piso nessa competição faz com que tenha de mudar muito meu estilo de jogo, a muleta escorrega bastante --- explicou o atleta.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.