Por CBTM
Ela tem apenas 18 anos, mas já pode ser considerada uma veterana. Afinal, apesar da pouca idade, a mesatenista Bruna Alexandre já disputou uma Paralimpíada, em Londres-2012. Agora, ela é uma das principais esperanças de medalha do Brasil no Parapan-Americano de Jovens, que vai ser disputado até sábado, dia 19, em Buenos Aires (ARG).
Principal brasileira no tênis de mesa, a atleta vai disputar a competição pela segunda vez na carreira. Em 2009, na Colômbia, ficou com a medalha de ouro na classe 10 (para amputados que jogam em pé). Agora, além do título no individual, ela quer uma medalha por equipes.
Atualmente, Bruna é a quinta colocada no ranking mundial em sua categoria. No Parapan-Americano na Argentina, não deve encontrar muitas dificuldades para manter o título. Ciente disso, ela já almeja novos desafios na carreira. E o principal é conseguir estar na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.
Os primeiros passos já foram dados. A atleta é integrante a Seleção Brasileira Juvenil. Ano passado, até participou do Campeonato Mundial Juvenil, na Índia. Apesar de não ter saído com medalha, ela se destacou.
– O que eu fico feliz é ver que consigo jogar de igual para igual contra as outras atletas. Cada campeonato olímpico é a maior experiência de poder sentir e ver que você vai chegar lá. É muito diferente jogar o Paralímpico e o Olímpico. E o que mais me faz crescer no Paralímpico é o Olímpico, principalmente em um Mundial. Quando fui para a Índia, eles ficaram chocados em ver que uma pessoa com deficiência consegue jogar de igual para igual com pessoas sem deficiências. Aprendemos muito fora da mesa também – disse ao L!
A ideia de Bruna é repetir a caminhada da polonesa Natalia Partika. Em 2008 e 2012, ela disputou as Olimpíadas e as Paralimpíadas de Pequim (CHN) e Londres (ING).
– Preciso estar entre as quatro melhores do Brasil na categoria adulto (para ir à Olimpíada). E tem a seletiva e o Pan-Americano. Mês passado, eu disputei os jogos regionais e consegui ganhar da chinesa naturalizada Gui Lin, a segunda do Brasil. E isso me fez ver que é possível o sonho – afirmou a sonhadora e multicampeã Bruna Alexandre.
Hora de manter a hegemonia
O Brasil disputa do Parapan-Americano de Jovens, em Buenos Aires (ARG), com o sonho de manter a hegemonia na competição. Na última edição, em 2009, na Colômbia, foram 80 medalhas de ouro, 39 pratas e 14 bronzes. O México teve mais conquistas no total (141), mas levou 29 láureas douradas a menos. O velocista Alan Fonteles liderou o time brasileiro.
A delegação brasileira tem 136 atletas para a disputa de dez modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de sete, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. Verônica Hipólito e Lorena Spoladore, campeãs mundiais de atletismo neste ano, são outros destaques.
QUEM É:
Nome: Bruna Costa Alexandre
Nascimento: 29/3/1995, em Criciúma (SC)
Altura e peso: 1,62m e 58kg
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.