Por CBTM
Os melhores mesatenistas do país participarão do 44º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, que acontece de 29 desse mês a 03 de setembro, em Bento Gonçalves. Entre os mais de mil atletas confirmados estão os amazonenses Alice Lavareda, Mário Costa, Manoel Neto, Leonardo Soares e André Murchie.
O grupo ganhou passagem da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), na manhã desta terça-feira (15), como premiação do Campeonato Amazonense de Tênis de Mesa, que terminou há um mês.
--- No começo do ano, o secretário Fabrício Lima fechou acordo com a FTMA (Federação de Tênis de Mesa do Amazonas) e ficou estipulado que os vencedores do estadual iriam ganhar troféus, medalhas e passagens para a última e mais importante etapa do Brasileiro. É essencial ter representantes do Amazonas nesta competição e tenho certeza que eles vão voltar carregados de medalhas --- disse o presidente da FTMA, André Galvão.
Desde 1993 participando do Brasileiro, Mário Costa soma 13 medalhas do evento nacional. E para aumentar a coleção, ele vai ter que passar pelos consagrados Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto e Hugo Calderano. Todos integrantes da seleção brasileira.
--- Não é uma competição fácil, mas após quase vinte anos participando, chego no Brasileiro muito mais maduro, calmo e concentrado. E esses fatores são importantíssimos. Afinal, para superar grandes nomes como o Cazuo, o Tsuboi e o Calderano, é preciso estar totalmente equilibrado --- comentou Mário, que venceu o Amazonense pela categoria Absoluto Masculino, ao somar mais de quatro mil pontos.
O 44º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa é a maior competição da história e reunirá um total de 1.106 atletas, sendo 908 no Ranking Olímpico e outros 198 nas Classes Paralímpicas, representando 152 clubes de todas as regiões.
O Circuito passou por diversas regiões do País em 2013. A cidade de Brasília-DF recebeu a etapa inicial, que teve ainda Santos-SP, Maceió-AL, Maringá-PR (com o maior número de inscritos da história), Maceió-AL, Vitória-ES, que não recebia uma etapa desde 2008 e Manaus-AM.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.