Por CBTM
A Cerimônia de Abertura da 77ª edição dos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni” 2013 deve reunir cerca de cinco mil pessoas, com aproximadamente 950 atletas. A grande festa acontece nesta quarta-feira (16/10), a partir das 19 horas, no Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”, no bairro Mogilar.
Cada delegação dos 199 municípios poderá participar do desfile com apenas três integrantes. Exceção feita à cidade-sede, que terá 350 componentes. A entrada é gratuita. A festa terá transmissão ao vivo pelo site oficial www.jogosabertos2013.com.br.
O evento deste ano terá duas novidades em relação aos Jogos Abertos de 2011, também realizado em Mogi das Cruzes. A primeira será na logística da entrega das bandeiras, que agora será feita na Cerimônia de Abertura. A outra é no número limitado de integrantes por delegação.
Destaques nesta cerimônia serão as presenças do tenista João Olavo de Souza, o Feijão, do pivô Rafael Bábby, que, após passagem pela NBA e grandes equipes brasileiras, é um das principais figuras do time mogiano de basquete. Os dois farão parte da cerimônia de acendimento da pira olímpica e foram recebidos na manhã desta terça-feira (15/10) pelo prefeito Marco Bertaiolli.
Uma grande festa está sendo preparada para o início oficial da ‘Olimpíada Caipira’ em Mogi das Cruzes. Os trabalhos para a instalação do palco e equipamentos no Ginásio Municipal tiveram início no último sábado (12/10). Serão 32 caixas de som, duas mesas (uma de 64 canais e outra de 52), sistema de iluminação de última geração, máquina de fumaça, dois telões de led e três câmeras para a transmissão ao vivo pelo site oficial da competição.
--- O ginásio será transformado em uma verdadeira arena de show, uma casa de espetáculo. Uma estrutura inédita no ginásio --- explicou Fred Abib, secretário-adjunto de Esportes e Lazer de Mogi das Cruzes.
A programação oficial da Cerimônia de Abertura terá início por volta das 19 horas com um show da Cia. Dançaré. Com a participação de 19 artistas, o espetáculo terá 15 minutos de duração.
--- Vamos fazer um número bem brasileiro, com um passeio pelos mais variados ritmos com danças e acrobacia aérea. Também será feita uma referência ao basquete de Mogi das Cruzes --- revelou a produtora Priscila Nicolish. Cleiton Costa é o responsável pelas coreografias e Erick Pimentel e Vitória Carvalho cuidam da acrobacia aérea.
O desfile com as 199 delegações participantes terá início logo na sequência, juntamente com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes.
A solenidade de acendimento da pira olímpica vai acontecer após a execução do Hino Nacional Brasileiro e Hino de Mogi das Cruzes. O primeiro a carregar a tocha será o pivô Bábby, do time de basquete da cidade. O segundo será o antigo desportista mogiano Miguel Nagib, ex-jogador de voleibol. A responsabilidade de acender a pira ficará com o tenista mogiano João Olavo de Souza, o Feijão.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.