Por CBTM
A 44º edição do Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, considerado a maior competição da história da modalidade, reunirá entre os dias 29 de outubro a 03 de setembro, em Bento Gonçalves (RS), 1106 atletas - 908 são do ranking olímpico e outros 198 nas classes paralímpicas. Desse total, 28 mesatenistas representarão o Amazonas.
Na delegação amazonense destaque para a de Alice Lavareda, entre as mulheres, e de Manoel Neto, Leonardo Soares, André Murchie, que foram os campeões da disputa no Amazonense disputado um mês atrás em Manaus.
Outro nome de força é o do Mário Costa. Experiente, ele já conquistou mais de uma dezena de medalhas na competição e espera se destacar mais uma vez no evento. Segundo ele, que participa do evento desde 1993, --- a disputa não será nada fácil --- mas espera --- chegar mais maduro e concentrado --- já que competirá com grandes nomes da modalidade e espera surpreender novamente.
--- Não é uma competição fácil, mas após quase vinte anos participando, chego no Brasileiro muito mais maduro, calmo e concentrado. E esses fatores são importantíssimos. Afinal, para superar grandes nomes como o Cazuo, o Tsuboi e o Calderano, é preciso estar totalmente equilibrado --- observou.
Paulistas serão a 'pedra no sapato'
Leonardo Soares é outro amazonense que, pouco a pouco, cria um vasto currículo de participações no Campeonato Brasileiro. Será sua quarta vez no torneio. De acordo com ele, a vontade de obter um bom resultado é ''grande'', mas enfrentar os mesatenistas de São Paulo não é nada fácil. Para ele, os paulistas são os principais rivais na disputa por uma medalha.
--- Os paulistas são duros de bater, mas estou capacitado para mais esta competição e pretendo representar muito bem o Amazonas. É uma oportunidade única para nós atletas participamos do evento mais importante do calendário e vou dar o meu melhor --- disse ele.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.