Por CBTM
O brasileiro Paulo Salmin confirmou o favoritismo e conquistou na quarta-feira a medalha de ouro nas Classes 6-7 dos Jogos Parapanamericanos Juvenis, que estão sendo disputados no Servicio Nacional de Rehabilitacion, em Buenos Aires, na Argentina.
Paulinho terminou a fase de grupos em primeiro lugar, com duas vitórias tranquilas sobre o venezuelano Jean Pierre Giraud, por 3 a 0 (11-3, 11-6, 11-8) e o mexicano Manuel Enrique Maldonado Villareal, pelo mesmo placar (11-2, 11-5, 11-5).
Outros três atletas brasileiros competiram nessa Classe: Gustavo Alexandre Laskosky, Felipe Figueiredo Formentin e Caio Almada Amorim, sendo que dois deles, Alexandre e Felipe, também se classificaram para a fase seguinte da competição. Paulinho e Felipe entraram direto na semifinal.
Gustavo acabou eliminado nas quartas de final depois de perder para o argentino Alexy Kaniuka. Paulinho e Alexandre entraram direto na semifinal, venceram seus respectivos adversários, e fizeram uma dobradinha, comprovando a força do país nessa Classe.
Felipe superou o venezuelano Jean Pierre Giraud, mas depois não resistiu a experiência de Paulinho, que eliminou o argentino Alexy Kaniuka, e conquistou o ouro com uma vitória por 3 a 0, com parciais de 11-4, 11-2, 11-8.
No total, o Brasil ficou seis medalhas de ouro no Torneio Individual do Parapan da Argentina, em nove possíveis, sendo que o país obteve 100% de aproveitamento, pois não foi representado em três Classes. A competição continua nessa quinta-feira com o Torneio de Equipes.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.