Por CBTM
Diariamente dedicando no mínimo duas horas ao Tênis de Mesa, o acadêmico de Educação Física, Rafael Martins da Costa, de 24 anos, ficou em 9º lugar no Open Ariquemes de Tênis de Mesa, que aconteceu no dia seis desse mês, em Ariquemes, Rondônia.
Mais de 50 competidores participaram do campeonato. De acordo com o atleta essa competição foi a mais importante que já participou nos 10 anos que pratica a modalidade.
O mesatenista acaba de participar de um campeonato e já se prepara para a próxima disputa, que será no dia 27 desse mês na cidade de Presidente Médice, os Jogos Intermunicipais de Rondônia. Além de Rafael, outros três competidores de Vilhena vão participar do campeonato. De acordo com Rafael, em Vilhena cerca de 10 atletas participam de competições regularmente.
--- Amor pelo esporte nós temos muito. A nossa maior dificuldade é a falta de apoio não só para participar de competições, mas também para comprar os materiais necessários para treinar --- conta.
O amor pelo esporte é tão grande que, mesmo sem patrocínio, os atletas não deixam de participar das competições pelo estado. Segundo Rafael, todas as despesas são pagas pelos próprios atletas.
--- Mesmo sem patrocínio participamos dos campeonatos. Nós viajamos com recurso próprio e no caso de alguns atletas mais novos nós também ajudamos --- diz.
Fabiano Coleraus, de 31 anos, treina há mais de 15 anos e também vai participar do JIR, sua maior dificuldade atualmente está sendo conciliar o esporte com a vida profissional.
--- Para conciliar o esporte com a vida que temos fora daqui, trabalho, família tem que ter fôlego e é só por amor ao esporte que fazemos isso --- destaca.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.