Notícia

Bento Gonçalves foi o palco do maior Campeonato Brasileiro da história

Por CBTM

03/11/2013 20h32


Foram seis dias mágicos, que jamais serão esquecidos. Nesse domingo chegou ao fim o 44º Campeonato Brasileiro, realizado em Bento Gonçalves, uma das mais famosas cidades da Serra Gaúcha, a terra do vinho que a partir de agora faz parte da história do Tênis de Mesa, por ter sediado a maior competição de todos os tempos.

A competição foi marcada por números grandiosos. Foram exatos 960 atletas, sendo 796 no Ranking e outros 164 nas Classes, representando 152 clubes de todas as regiões. Além disso, também participaram 93 técnicos, 39 árbitros, dez integrantes da Comissão Organizadora, oito dirigentes e 307 parentes, um total de 1.417 pessoas envolvidas, o que com certeza movimentou a economia da cidade.

O Troféu Eficiência ficou com o São Caetano, que conquistou sete medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze, de um total de 24, divididas entre as categorias do Ranking Olímpico, Torneio de Seleções Estaduais, Clubes e Duplas. Em segundo lugar ficou a APTM Joaçaba, seguida pela FME Concórdia.

No Paralímpico a disputa foi muito mais equilibrada. A ADPF Paraná conquistou quatro medalhas de ouro, uma a mais que o Clube de Tênis de Mesa Jacareí, que somou mais pontos por causa dos oito bronzes conquistados e novamente terminou em primeiro lugar, assim como aconteceu nas etapas do Circuito Copa Brasil. A AABB Rizzone ficou em terceiro.

No Absoluto A, a principal  categoria em disputa, Gustavo Tsuboi superou Cazuo Matsumoto e o título de Campeão Brasileiro 2013. No feminino brilhou a estrela de Lígia Silva, que conseguiu quebrar uma incomoda sequência de derrotas para Caroline Kumahara com uma vitória sensacional, de virada, depois de salvar quatro match points no jogo.

Na Copa Latina, Hugo Calderano mostrou mais uma vez todo seu talento e conquistou o título de forma incontestável, mas quem também roubou a cena foi Vitor Ishiy, atual campeão Latino-americano Sub-21, que eliminou na semifinal Cazuo Matsumoto, o nº 1 das Américas, depois de vencer Hugo Hoyama pela fase de grupos no Absoluto A.

Desde terça-feira da semana passada, Bento Gonçalves recebeu mais de 2 mil visitantes, entre atletas, parentes, técnicos, dirigentes, equipe de arbitragem e de eventos, que lotaram os hotéis e movimentaram a economia da cidade, beneficiando pequenos e grandes empresários dos setores do comércio e de transportes.

Aproveitando a presença de tantas pessoas na competição, a CBTM promoveu algumas ações, sempre visando acelerar o desenvolvimento da modalidade no país. Houve palestras com o Consultor Internacional Michel Gadal, aulas para treinadores com o português Ricardo Faria, curso técnico Nível 1 da ITTF com o Coordenador de Seleções Lincon Yasuda e até uma aula de gestão financeira com o especialista Pedro Boesel.

A temporada 2013 está chegando ao fim e o Tênis de Mesa foi levado aos quatro cantos do país, começando pelo Distrito Federal, depois passando por Santos, Manaus  Maceió, Maringá e Vitória. A CBTM também promoveu esse ano duas edições da Copa Latina, e outros dois eventos internacionais, o Aberto de Jovens e a etapa do Circuito Mundial da ITTF.

Como não poderia deixar de ser, o Líder de Eventos da CBTM, Edir Oliveira, após o término do maior Campeonato Brasileiro da história, exibia um sorriso largo no rosto, uma expressão de alívio e certeza do dever cumprido. A repercussão nas redes sociais foi extremamente positiva e os elogios que recebeu durante os seis dias de evento são o reconhecimento de um trabalho árduo feito com empenho.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?