Notícia

FTMA promove curso de arbitragem no Instituto Penitenciário do Amapá

Por CBTM

07/11/2013 14h41


A Federação de Tênis de Mesa do Amapá – FTMA – nos dias 22 e 23 de outubro de 2013 realizou sua primeira experiência com uma turma de formação de arbitro que consideramos como pioneira no âmbito do tênis de mesa no Brasil e quem sabe no mundo. Os cursistas desta vez não foram acadêmicos ou profissionais da área da Educação Física e muito menos atleta do tênis de mesa.

O termo de cooperação teve inicio com a ideia dos educadores da área da Educação Física do Instituto Penitenciário do Amapá – IAPEN – com a elaboração do projeto dos jogos internos da população que encontram-se em regime de (re)socialização no complexo masculino. O presidente da FTMA formalizou a cooperação com a instituição com o objetivo de formar uma turma de árbitros que pudessem atuar nos jogos internos e projetos que atenda ao tênis de mesa naquela instituição.

Outros projetos já estão sendo articulados entre a FTMA, IAPEN e Promotoria de Justiça com a finalidade dos internos fabricarem suas próprias mesas e abastecer o mercado amapaense com sua produção. Possivelmente será realizado um curso com profissionais que virá da região sul ou sudeste para orientar na fabricação de mesas. No mesmo caminho a confecção de raquetes que possam desenvolver projetos nas escolas e no próprio IAPEN.

Se tratando do curso de formação de árbitros, podemos afirmar que a participação dos cursistas durante as aulas teóricas e práticas surpreendeu o Senhor Joelson Oliveira da Silva – CHINA, quanto a participação dos cursistas. Para o arbitro nacional, os alunos foram participativos ativos, em todos os momentos estavam curiosos e participativos em compreender as regras do tênis de mesa. As aulas práticas os momentos de colocar em prática o que aprenderam teoricamente consolidou as participações e intervenções dos cursistas.

Por se tratar de um publico especifico que não tinham acesso ao tênis de mesa ou até mesmo nunca tinham tido contato com o tênis de mesa, o aproveitamento foi significativo. Mesmo em outros momentos que a FTMA desenvolveu atividades desse nível com alunos da Educação Física a participação não foi tão significativa.

Esperamos que nossa colaboração tenha de fato contribuição para construção de um cidadão consciente através do tênis de mesa.

RELAÇAO DOS CURSISTAS APROVADOS

01 Mozandim Corrêa Marreiros

02 Heberton Barbosa de Carvalho

03 Leandro dos Santos Silva

04 Jean bandeira dos Santos Nascimento

05 Iranilton Pereira da Silva

06 Francisco Genival Teofilo Brito

07 Ronaldo Castro dos Santos

08 Franciney Coelho dos Santos

09 Kleber da Silva Almeida

10 José Alexsandro Silva da Silva

11 Valdinei da Silva Fonseca

12 Adinelson Bousse dos Santos

13 Marinaldo Santos Barroso

14 Adrielson Brito Aguiar

15 Anderson Lacerda Ferreira

16 Natanael Sousa dos Santos

17 Asael Maciel Pantoja

18 Josè Anderson Silva dos Santos

FTMA

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?