Por CBTM
Depois de chegar as oitavas de final, Gustavo Tsuboi se despediu nesse sábado do Aberto da Suécia, uma das mais importantes e concorridas etapas do Circuito Mundial promovidas pela Federação Internacional de Tênis de Mesa, na cidade de Estocolmo, com a presença dos principais atletas da atualidade.
O adversário do brasileiro foi o jovem chinês Fan Zhendong, principal revelação da modalidade nos últimos anos, que ocupa atualmente a 11ª posição do Ranking Mundial adulto, sendo ainda o 2º colocado na categoria Sub-21 e o 1º na Sub-18. Gustavo perdeu por 4 a 2, mas agradou o técnico francês Jean-René Mounie.
--- Nas oitavas de final, Gustavo mostrou uma boa imagem, dando trabalho a Fan Zhengdong, n° 11 do ranking. Gustavo perdeu por 4 a 2, depois de conseguir fazer 2 a 2, mas jogou muito bem, foi ativo com convicção e determinação. Esse último Aberto foi muito positivo para ele, que vai poder descansar um pouco antes de voltar para treinar firme de novo --- avaliou o técnico.
Gustavo Tsuboi estreou na chave principal contra o belga Robin Devos e venceu a partida por 4 a 2, com parciais de 11-7, 9-11, 8-11, 11-8, 11-7, 11-8.
--- O primeiro jogo foi difícil. Devos tem um estilo especial e conseguiu fazer 2 a 1. Passo a passo, Gustavo achou diferentes soluções e conseguiu virar para 4 a 2 --- explicou Jean-René.
Na segunda rodada, o brasileiro causou uma das maiores surpresas do Torneio Individual masculino ao superar o português João Monteiro, em um duelo emocionante que terminou 4 a 3.
O jogo foi marcado pelo equilíbrio, com o português saindo na frente e vencendo o primeiro set por 11-6. Gustavo não se abateu e empatou no segundo, fechando em 11-8, mas depois sofreu um duro golpe no terceiro, perdendo uma disputa emocionante por 12-10, que para muitos poderia ter definido o destino.
No entanto, com personalidade, o brasileiro mais uma vez mostrou que não venderia fácil o resultado e deixou tudo igual com um 11-8 que, curiosamente, se repetiu no quinto e sexto sets. A essa altura ninguém no ginásio seria capaz de arriscar um palpite e o antes favorito João Monteiro parecia não acreditar no que acontecia.
No set decisivo, Gustavo conseguiu abrir 4 a 1, mas levou uma virada para 5 a 4 e tudo levava a crer que perderia a partida. No entanto, mostrando equilíbrio emocional no momento decisivo, reverteu a situação e fechou por 11 a 7, para satisfação do técnico francês Jean-Renê Mounie, que o acompanha nessa competição.
--- Foi muito duro e emocionado. Gustavo ganhou João Monteiro (n°71), com um desempenho muito importante para ele, especialmente porque esteve sempre atrás do português no placar e nunca pôde jogar mais relaxado --- lembrou o técnico.
--- No set decisivo, Gustavo começou muito bem e mudou frequentemente a estratégia, foi legal! Acho que esse jogo pode ser uma referencia para ele, não realmente em relação ao jogo, mas em relação a cabeça dele, que foi muito forte --- elogiou o técnico.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.