Notícia

Brasileiro causa sensação e se despede da Suécia contra o chinês Fan Zhendong

Por CBTM

30/11/2013 19h27


Depois de chegar as oitavas de final, Gustavo Tsuboi se despediu nesse sábado do Aberto da Suécia, uma das mais importantes e concorridas etapas do Circuito Mundial promovidas pela Federação Internacional de Tênis de Mesa, na cidade de Estocolmo, com a presença dos principais atletas da atualidade.

O adversário do brasileiro foi o jovem chinês Fan Zhendong, principal revelação da modalidade nos últimos anos, que ocupa atualmente a 11ª posição do Ranking Mundial adulto, sendo ainda o 2º colocado na categoria Sub-21 e o 1º na Sub-18. Gustavo perdeu por 4 a 2, mas agradou o técnico francês Jean-René Mounie.

--- Nas oitavas de final, Gustavo mostrou uma boa imagem, dando trabalho a Fan Zhengdong, n° 11 do ranking. Gustavo perdeu por 4 a 2, depois de conseguir fazer 2 a 2, mas jogou muito bem, foi ativo com convicção e determinação. Esse último Aberto foi muito positivo para ele, que vai poder descansar um pouco antes de voltar para treinar firme de novo --- avaliou o técnico.

Gustavo Tsuboi estreou na chave principal contra o belga Robin Devos e venceu a partida por 4 a 2, com parciais de 11-7, 9-11, 8-11, 11-8, 11-7, 11-8.

--- O primeiro jogo foi difícil. Devos tem um estilo especial e conseguiu fazer 2 a 1. Passo a passo, Gustavo achou diferentes soluções e conseguiu virar para 4 a 2 --- explicou Jean-René.

Na segunda rodada, o brasileiro causou uma das maiores surpresas do Torneio Individual masculino ao superar o português João Monteiro, em um duelo emocionante que terminou 4 a 3.

O jogo foi marcado pelo equilíbrio, com o português saindo na frente e vencendo o primeiro set por 11-6. Gustavo não se abateu e empatou no segundo, fechando em 11-8, mas depois sofreu um duro golpe no terceiro, perdendo uma disputa emocionante por 12-10, que para muitos poderia ter definido o destino.

No entanto, com personalidade, o brasileiro mais uma vez mostrou que não venderia fácil o resultado e deixou tudo igual com um 11-8 que, curiosamente, se repetiu no quinto e sexto sets. A essa altura ninguém no ginásio seria capaz de arriscar um palpite e o antes favorito João Monteiro parecia não acreditar no que acontecia.

No set decisivo, Gustavo conseguiu abrir 4 a 1, mas levou uma virada para 5 a 4 e tudo levava a crer que perderia a partida. No entanto, mostrando equilíbrio emocional no momento decisivo, reverteu a situação e fechou por 11 a 7, para satisfação do técnico francês Jean-Renê Mounie, que o acompanha nessa competição.

--- Foi muito duro e emocionado. Gustavo ganhou João Monteiro (n°71), com um desempenho muito importante para ele, especialmente porque esteve sempre atrás do português no placar e nunca pôde jogar mais relaxado --- lembrou o técnico.

--- No set decisivo, Gustavo começou muito bem e mudou frequentemente a estratégia, foi legal! Acho que esse jogo pode ser uma referencia para ele, não realmente em relação ao jogo, mas em relação a cabeça dele, que foi muito forte --- elogiou o técnico.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?