Por CBTM
A Federação Internacional de Tênis de Mesa divulgou, na última terça-feira (03/12) a atualização do Ranking Mundial referente ao mês de dezembro e o Top 10 sofreu algumas alterações, embora o líder continue sendo o chinês Ma Long, que desde 2007 não fica fora dessa relação.
O segundo colocado continua sendo Xu Xin, mas depois dele aconteceram mudanças, com Zhang Jike deixando para trás Wang Hao. Quem mais subiu na lista foi o jovem chinês Fan Zhendong, que era o 11º e agora aparece em 5º lugar, sendo ainda o nº 1 do Ranking da categoria Sub-21.
O alemão Dimitrij Ovtcharov agora é o sexto, seguido por outro jovem chinês, Yan Na, nº 1 dna categoria Sub-18 e 2ª na Sub-21. Logo atrás dele, em oitavo, aparece o alemão Timo Boll e completam o Top 10 os atletas chuang Chih-Yuan, da China Taipei, e o lendário bielo-russo Vladimir Sansonov.
Entre os brasileiros, destaque para Gustavo Tsuboi, que subiu da 86ª para a 79ª posição e assumiu o posto de nº 1 das Américas, superando Cazuo Matsumoto (86º). Thiago Monteiro caiu da 127ª para a 141ª colocação, assim como Hugo Calderano, que era o 178º e agora é o número 181.
No feminino, Caroline Kumahara continua sendo e melhor atleta do país, embora tenha caído da 148ª para a 164ª posição. Atrás dela estão Gui Lin (290), Lígia Silva (308) e Jessica Yamada (332).
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.