Por CBTM
A eterna rivalidade entre Brasil e Argentina é um tempero a mais na luta pela medalha de ouro na Classe 3 masculina do Campeonato Parapanamericano de Tênis de Mesa, que começa nessa quarta-feira, em San José, capital da Costa Rica.
A competição é classificatória para o Mundial, que acontecerá no próximo ano, na China, e os dois atletas que fizeram a final em 2011, no Parapan do México, em Guadalajara, podem se enfrentar novamente, pois são apontados como favoritos.
O argentino Gabriel Copola (esquerda), atual nº 1 das Américas segundo o Ranking Mundial da Federação Internacional, superou David Freitas e conquistou a vaga para os Jogos de Londres, mas desde então o brasileiro vem treinando forte e espera pela chance de dar o troco.
--- Com a ajuda de Deus, vou entrar com a mesma determinação de sempre para representar meu país e tentarei dar o meu melhor. Sei que não será uma missão fácil, mas estou bem preparado e tenho condições de vencer --- explicou.
Para acelerar sua evolução no esporte, David participa de competições para atletas sem deficiência e vem conseguindo resultados expressivos, como na edição do Circuito Copa Brasil Manaus, quando foi campeão da categoria Sênior do Ranking Olímpico.
--- Fiquei muito feliz e satisfeito, pois pela primeira vez na carreira consegui conquistar um título contra atletas sem deficiência. Essa é a maior recompensa por tanta dedicação e empenho aos treinos --- avaliou David, que tem como meta disputar os Jogos de 2016.
Além de David, o Ceará terá outros três representantes: Airton Fontele (Classe 3), Eugênio Sales (Classe 1) e Naila Santos (Classe 3 ), campeã da Copa Brasil Sergipe. A presença desses quatro atletas mostra a força dos nordestinos na modalidade.
--- Estamos muito orgulhosos porque pela primeira vez o Ceará vai enviar tantos representantes para uma competição Internacional. Isso é resultado do trabalho que vem sendo realizado com muita vontade e dedicação--- explicou David, o atual nº 2 do país na categoria, atrás de Welder Knaf.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte. Na foto abaixo, da esquerda para a direita, Naila, Airton, Davi e Eugênio.