Por CBTM
O talento dos atletas do Amazonas no Tênis de Mesa é indiscutível. Lígia Silva, Israel Barreto, Mário Costa e Amanda Marques são os nomes mais famosos de uma relação extensa de feras do esporte que continua crescendo.
No entanto, a lista não se restringe aos atletas Olímpicos. Alexandre Alfon, da Classe 10, está em San José, na Costa Rica, para a disputa do Campeonato Parapanamericano, que começa nessa quarta-feira.
Alexandre já participou de três competições internacionais e vem conseguindo alcançar resultados expressivos graças ao apoio que recebe da Prefeitura de Manaus, através da Secretaria de Esportes Lazer e Juventude (Semdej).
--- No ano passado participei do Aberto dos Estados Unidos e fui eliminado nas quartas de final, mas esse ano fiquei em terceiro e ainda conquistei uma prata recentemente na Copa Tango, na Argentina --- explicou.
O atleta da Classe 10 recebe a Bolsa Atleta Municipal e conquistou a vaga no Parapan na seletiva realizada em Piracicaba, vencendo os cinco jogos que disputou, o último e decisivo contra Alexandre Caldeira.
--- Foi uma competição muito equilibrada e participaram todos os principais atletas do país nessa categoria. Fiquei muito satisfeito porque consegui fazer bons jogos e conquistar a vaga na mesa --- avaliou Alexandre, que além de sonhar com os Jogos de 2016 também tem como meta chegar ao Absoluto A, a principal categoria do Ranking Olímpico.
--- Não é fácil para um jogador chegar às Paralimpíadas, pois primeiro é preciso fazer parte da seleção. Agora que consegui isso, minha meta é seguir crescendo e conquistando títulos, sejam nacionais ou internacionais. Isso me dá visibilidade para chegar onde quero --- afirmou o atleta, que poderá se classificar para o Campeonato Mundial da China, em 2014, se for campeão na Costa Rica.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.