Notícia

Brasileiros conquistam o ouro no Torneio de Equipes na Classe 9

Por CBTM

14/12/2013 21h35


As seleções do Brasil e México conquistaram na noite de sexta-feira a medalha de ouro no Torneio de Equipes do Campeonato Parapanamericano, realizado em San José, capital da Costa Rica. Nos dois casos, as disputas foram em grupos únicos.

O trio formado por Erick Higa, Edimilson Pinheiro e Guilherme Ifanger ficou com o título da Classe 9, enquanto René Dominguez e Miguel Vazquez foram os campeões da Classe 10, com os brasileiros Carlos Carbinatti, Alexandre Alfon e Guilherme Ifanger terminando em segundo.

A campanha vitoriosa da Classe 9 teve um sabor especial, pois o Brasil superou os Estados Unidos, que contava com a vasta experiência de Tal Leibovitz, que fez a sua parte superando Guilherme Ifanger (11-9, 11-7, 11-4) e Erick Higa (11-4, 13-11, 11-6).

No entanto, isso não foi suficiente. Erick Higa derrotou Wayne Lo, por 3 a 1 (14-16, 11-4, 11-5, 11-5 ) e Guilherme Ifanger também não decepcionou e fechou a série com uma bela vitória sobre o mesmo adversário, também pelo placar de 3 a 1 (12-10, 8-11, 11-8, 11-6).

Antes disso, na partida de duplas, Erick Higa e Edimilson Pinheiro mostraram entrosamento e conseguiram um resultado importante sobre Tal Leibovitz e Wayne Lo (11-6, 11-5, 3-11, 11-8), que foi fundamental para a conquista do título.

--- Eu estava me sentindo nervoso antes da primeira partida --- admitiu Erick Higa .

--- No entanto, consegui mudar minhas tática e ganhar um jogo muito estratégico; contra Tal Leibovitz, que é muito experiente e ficou variando as jogadas. Mas felizmente eu consegui detectar essas mudanças --- completou.

Nas duplas, o Brasil teve a experiência de Edimilson Pinheiro, que disputou seu oitavo Parapan, tendo estado presente na primeira em 1999, quando Tênis de Mesa foi introduzido. Desde então, ele sempre ganhou uma medalha e agora não foi diferente.

--- Nas duplas que eu tive que incentivar Erick, fazendo-o acreditar que era possível vencermos --- disse Edimilson Pinheiro.

Com a série empatada em 2 a 2, o destino do Brasil ficou nas mãos de Guilherme Ifanger, que com muita personalidade e vibrando a cada ponto conseguiu uma vitória emocionante. 

--- Estava me sentindo confiante antes do jogo, eu sabia o que tinha que fazer --- disse o herói brasileiro.

Nesse sábado a competição dá uma pausa, um dia de descanso antes do desfecho. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?