Por CBTM
Os atletas do Time São Paulo Paralímpico fizeram bonito no Campeonato Parapanamericano de Tênis de Mesa, realizado de 11 a 15 de dezembro de 2013, em San Jose, Costa Rica. Joyce Oliveira (classe 04), Carlos Carbinatti (classe 10) e Paulo Salmin (classe 07) conquistaram seis medalhas, sendo quatro de ouro e duas de prata.
O destaque ficou com Paulo Salmin, vencedor de dois ouros: Individual masculino (classe 07) e equipes masculina (classes 06-07), tendo vencido todas as suas partidas. Na final do individual, derrotou o campeão Parapanamericano de 2011, o chileno Cristian Dettoni, com muita propriedade, por 3:0 (11-4, 11-3, 11-4). Este foi o primeiro título individual de Paulo Salmin em Parapans. Por equipes, este foi seu segundo título (3:1 na equipe chilena), visto que já havia participado do time vencedor em 2011, em Guadalajara, México.
Joyce Oliveira também confirmou seu favoritismo e ganhou o ouro na disputa feminina das classes 04-05 feminina, e tornou-se bicampeã Parapanamericana (tendo vencido também em 2011). A vitória de Joyce teve um sabor especial, pois todas as adversárias eram da classe 05, uma classe superior a sua. Por equipes, a equipe brasileira sucumbiu à equipe mexicana na final, tendo ficado com a medalha de prata.
Carlos Carbinatti também conquistou uma medalha de ouro e uma de prata, na disputa da classe 10 masculina. Na final individual, venceu a surpresa argentina Darío Neria por 3:0, por 11-5, 11-4 e 11-0. Com este resultado, Carlos Carbinatti sagrou-se bicampeão Parapanamericano, tendo vencido também em 2011. Por equipes, ficou com a medalha de prata, no qual a equipe brasileira perdeu para o México por 3:1.
Além dos atletas, o técnico José Ricardo Rizzone também acompanhou a equipe, sendo o coordenador técnico de toda a seleção brasileira no maior evento da modalidade no ano. O resultado final mostou a hegemonia brasileira na modalidade, ganhando mais da metade das medalhas de ouro em disputa.
Na foto, Paulo Salmin, Carlos Carbinatti e José Ricardo Rizzone, e abaixo Joyce Oliveira, em ação promocional nas Paralimpíadas Escolares de 2013.
Veja abaixo, entrevista de Paulo Salmin após o título individual da classe 07: