Notícia

Américas serão representadas no ITTF World Tour Grand Finals após 18 anos

Por CBTM

30/12/2013 16h47


Após a realização de todas as etapas do Circuito Mundial, a Federação Internacional de Tênis de Mesa promove um evento chamado ITTF World Tour Grand Finals, reunindo atletas que se destacaram ao longo da temporada.

A próxima competição será entre os dias 09 e 15 de janeiro de 2014, na badalada Dubai, com 16 homens e 16 mulheres, que foram chamados porque atenderam os critérios estabelecidos pela organização, entre eles ter participado de no mínimo cinco etapas do Circuito Mundial em 2013. Cazuo Matsumoto, com 136 pontos, ganhou a 15ª vaga.

O evento aconteceu pela primeira vez em Tianjin, em 1996, e o lendário Hugo Hoyama representou o país, que contou com outros jogadores das Américas, o canadense Johnny Huang e o argentino Liu Song.

No entanto, desde essa data, o continente tem sido desprovido de representação. Cazuo Matsumoto conseguiu acabar com esse incômodo jejum e vai lutar pelo prêmio de 1 milhão de dólares. Assim como o brasileiro, que foi campeão da etapa da Espanha, o canadense Eugene Wang (abaixo) conquistou o título nos Estados Unidos e ficou com a 16ª vaga.

A vitória registrada por Cazuo Mazumoto foi considerada significava pelos especialistas, afinal ele se tornou o primeiro jogador da América Latina a ganhar o título do Torneio Individual masculino, o Men´s Single, no ITTF World Tour, o que Liu Song e Hugo Hoyama não conseguiram.

Em junho de 1996, no Aberto do Brasil, no Rio de Janeiro, Hugo Hoyama perdeu na semifinal para Liu Song , que por sua vez foi derrotado na decisão pelo inglês Carl Prean. Graças aos resultados, Hugo garantiu o segundo lugar na classificação, atrás do chinês Kong Linghui. Liu Song ocupou o nono lugar, com Johnny Huang em oitavo.

Johnny Huang não esteve no Brasil porque uma semana antes tinha jogado o Aberto do Japão, perdendo o título para o chinês Ding Song. No final do ano, na Austrália e na Itália, ele voltou a ser o vice-campeão, perdendo as decisões para Werner Schlager e Vladimir Samsonov, respectivamente.

Embora não tenha conquistado a medalha de ouro, Johnny terminou o ano em primeiro lugar no somatório de pontos e se classificou para a inauguração do Grand Finals , onde superou Hugo Hoyama na rodada de abertura, antes de perder a Vladimir Samsonov nas quartas de final.

Em Dubai, espera-se um desafio entre os atletas da Ásia e Europa, mas a presença de jogadores de outros continentes contribui para o apelo global do torneio América Latina e América do Norte serão representadas: Cazuo Matsumoto e Eugene Wang são os porta-bandeiras.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?