Notícia

Américas serão representadas no ITTF World Tour Grand Finals após 18 anos

Por CBTM

30/12/2013 16h47


Após a realização de todas as etapas do Circuito Mundial, a Federação Internacional de Tênis de Mesa promove um evento chamado ITTF World Tour Grand Finals, reunindo atletas que se destacaram ao longo da temporada.

A próxima competição será entre os dias 09 e 15 de janeiro de 2014, na badalada Dubai, com 16 homens e 16 mulheres, que foram chamados porque atenderam os critérios estabelecidos pela organização, entre eles ter participado de no mínimo cinco etapas do Circuito Mundial em 2013. Cazuo Matsumoto, com 136 pontos, ganhou a 15ª vaga.

O evento aconteceu pela primeira vez em Tianjin, em 1996, e o lendário Hugo Hoyama representou o país, que contou com outros jogadores das Américas, o canadense Johnny Huang e o argentino Liu Song.

No entanto, desde essa data, o continente tem sido desprovido de representação. Cazuo Matsumoto conseguiu acabar com esse incômodo jejum e vai lutar pelo prêmio de 1 milhão de dólares. Assim como o brasileiro, que foi campeão da etapa da Espanha, o canadense Eugene Wang (abaixo) conquistou o título nos Estados Unidos e ficou com a 16ª vaga.

A vitória registrada por Cazuo Mazumoto foi considerada significava pelos especialistas, afinal ele se tornou o primeiro jogador da América Latina a ganhar o título do Torneio Individual masculino, o Men´s Single, no ITTF World Tour, o que Liu Song e Hugo Hoyama não conseguiram.

Em junho de 1996, no Aberto do Brasil, no Rio de Janeiro, Hugo Hoyama perdeu na semifinal para Liu Song , que por sua vez foi derrotado na decisão pelo inglês Carl Prean. Graças aos resultados, Hugo garantiu o segundo lugar na classificação, atrás do chinês Kong Linghui. Liu Song ocupou o nono lugar, com Johnny Huang em oitavo.

Johnny Huang não esteve no Brasil porque uma semana antes tinha jogado o Aberto do Japão, perdendo o título para o chinês Ding Song. No final do ano, na Austrália e na Itália, ele voltou a ser o vice-campeão, perdendo as decisões para Werner Schlager e Vladimir Samsonov, respectivamente.

Embora não tenha conquistado a medalha de ouro, Johnny terminou o ano em primeiro lugar no somatório de pontos e se classificou para a inauguração do Grand Finals , onde superou Hugo Hoyama na rodada de abertura, antes de perder a Vladimir Samsonov nas quartas de final.

Em Dubai, espera-se um desafio entre os atletas da Ásia e Europa, mas a presença de jogadores de outros continentes contribui para o apelo global do torneio América Latina e América do Norte serão representadas: Cazuo Matsumoto e Eugene Wang são os porta-bandeiras.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?