Notícia

Tênis de mesa do AP tem avaliação 'muito boa' em 2013, diz FATM

Por CBTM

06/01/2014 12h35


Tênis de mesa no Amapá será objeto de estudo de acadêmicos da Unifap (Foto: Cassio Albuquerque/GE-AP)Após o ano de 2013 de inúmeras conquistas e do reconhecimento nacional de mesatenistas do Amapá, o presidente da Federação Amapaense de Tênis de Mesa (FATM), Alan Cardoso, classificou 2013 sendo um ano 'muito bom' para o esporte local. Foram realizados intercâmbios internacionais, participações em competições importantes e avanços notáveis na infraestrutura da modalidade.

Uma dos avanços mais significativos, segundo o presidente da FATM, foi o sinal positivo da Confederação Brasileira do Tênis de Mesa (CBTM), para a criação da Seleção Nortista. A entidade seleciona atletas de alto rendimento que haviam deixado o estado de origem, em busca de melhores condições de treinamento. A partir de agora, esses atletas poderão retornar para o Amapá, onde terão a disposição estrutura de ponta para desenvolver suas atividades.

--- Acredito que a criação da Seleção Brasileira Norte de Tênis de Mesa, poderá dar um novo rumo a modalidade aqui na região. Além disso, poderemos ter o retorno de atletas que precisaram sair de suas cidades para buscar melhores condições de treino. Acho que em 2013 foi um ano de organização e 2014 será o de consolidarmos a Seleção Norte - afirmou.

Alan Cardoso disse ainda que alguns pontos foram considerados fundamentais para as conquistas dos atletas em 2013. Um deles foi o intercâmbio com o técnico cubano Pavel Oxamendi, um ex-atleta que com sua vasta experiência repassou informações importantes aos mesatenistas amapaenses. 

--- A vinda de Pavel possibilitou uma melhoria significativa no desempenho dos nossos atletas, resultando na conquista de muitas medalhas. Foram mais de trinta medalhas de um modo geral, o que garante a presença do Amapá na elite do tênis de mesa nacional. Acho que essa foi uma iniciativa muito boa e que deu certo - destacou.

Técnico espanhol chega para auxiliar trio de mesatenistas do Amapá (Foto: Cassio Albuquerque/GE-AP)

O presidente da FATM afirma também que o apoio das entidades governamentais, apesar de tímida no inicio do ano, teve efeito positivo. Porém, o sinal de aprovação para o fechamento de outras parcerias pode alavancar ainda mais o esporte no estado. Um deles pode ser a garantia de recursos para a construção de um centro de treinamento para atletas de alto rendimento e possibilidade da recontratação do técnico cubano Pavel. 

A conquista de medalhas em competições como os Jogos Escolares da Juventude e resultados considerados inéditos para o tênis de mesa local, pelos atletas Caio Silva, Aline Nascimento, Luan Morais, Jorge Brito e Roberta Malcher, tiveram repercussão e tornaram o esporte amapaense mais respeitado.

--- Acho que o desempenho dos nossos atletas superou as expectativas e trouxe mais responsabilidade, tanto para os atletas quanto para nós dirigentes. O nível de alguns deles é alto e precisa de treinadores que estejam a altura. Hoje o Amapá é considerado elite do tênis de mesa nacional e isso é muito bom --- enfatiza Alan Cardoso.

De um modo geral, Alan Cardoso considera que o Amapá já demonstrou seriedade e que pode fazer ainda mais diferença no tênis de mesa nacional. O presidente da FATM acredita que se a entidade local conseguir implantar o modelo de autogestão na administração do esporte no Amapá, poderá render 'bons frutos' num futuro próximo. Um dos objetivos da entidade é a presença de um atleta amapaense nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Além disso, os atletas locais terão presença nas principais competições de 2014, como a Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Aberto Brasil, Torneio na Guiana Francesa e Mundial Júnior.

Globo.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?