Notícia

Hugo Calderano conquista uma medalha de prata que vale ouro para o Brasil

Por CBTM

26/01/2014 18h31


O brasileiro Hugo Calderano escreveu novamente seu nome na história do Tênis de Mesa mundial ao se tornar o primeiro atleta das Américas a chegar a decisão do ITTF Global Junior Circuit Finals, a final do Circuito Mundial juvenil, que reuniu os principais jogadores da temporada 2013 cidade portuguesa de Vila Nova de Gaia.

Apesar da luta, mesmo jogando em alto nível, Hugo perdeu a decisão para o dinâmico e atlético coreano Kim Minhyeok, que se mostrou fiel as melhores tradições da herança de seu país e levou o título, na tarde desse domingo, com uma vitória por 4 a 1, com parciais de 13-11, 6-11, 11-8, 12-10, 11-5.

Para que todos tenham uma ideia da importância e dificuldade dessa competição, Kim Minhyeok também conseguiu um feito importante, se tornando o segundo coreano a conquistar o titular. O único até então era Seo Hyundeok, que ganhou o torneio realizado na Cidade do Cabo, na África do Sul, em 2007.

O público presente ao ginásio escolheu Hugo Calderano como favorito, talvez pelas ligações entre os países. No entanto, apesar da torcida, que contou com o reforço do Presidente da CBTM, Alaor Azevedo, e o seu tradicional grito de “Raça Brasil”, Hugo perdeu o primeiro set por 13 a 11.

No segundo set a história foi diferente e o brasileiro começou melhor, abrindo vantagem de 6 a 3, que depois subiu para 9 a 6 até fechar em 11 a 6. No terceiro, o coreano liderou o tempo todo o placar e ampliou novamente, fazendo 11 a 8.

O desfecho do quarto set pode ter mudado a história da partida, pois Hugo vencia por 10 a 8, mas perdeu a chance de empatar a série e sofreu uma virada: 12 a 10. O resultado com certeza mexeu com o lado psicológico dos atletas e isso ficou evidente no último set, vencido pelo coreano por 11 a 5.

Hugo começou perdendo por 2 a 1, mas virou para 3 a 2, depois 4 a 3, até o empate em 4 a 4.  Depois disso, o coreano conseguiu dominar o jogo e abriu 10 a 5. Com cinco match points a seu favor, ele precisou de apenas um para fechar.

O também brasileiro Vitor Ishiy encerrou sua participação no ITTF Global Junior Circuit Finals na honrosa décima posição, com uma campanha de quatro vitórias e duas derrotas. No feminino, o título ficou com Doo Hoi Kem, de Hong Kong, que superou na decisão Huang Yu-Wen, da China Taipei, por 4 a 2, com parciais de 8-11, 9-11, 11-5, 11-6, 11-5, 11-6.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Clique aqui para mais informações

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?