Por CBTM
O brasileiro Hugo Calderano escreveu novamente seu nome na história do Tênis de Mesa mundial ao se tornar o primeiro atleta das Américas a chegar a decisão do ITTF Global Junior Circuit Finals, a final do Circuito Mundial juvenil, que reuniu os principais jogadores da temporada 2013 cidade portuguesa de Vila Nova de Gaia.
Apesar da luta, mesmo jogando em alto nível, Hugo perdeu a decisão para o dinâmico e atlético coreano Kim Minhyeok, que se mostrou fiel as melhores tradições da herança de seu país e levou o título, na tarde desse domingo, com uma vitória por 4 a 1, com parciais de 13-11, 6-11, 11-8, 12-10, 11-5.
Para que todos tenham uma ideia da importância e dificuldade dessa competição, Kim Minhyeok também conseguiu um feito importante, se tornando o segundo coreano a conquistar o titular. O único até então era Seo Hyundeok, que ganhou o torneio realizado na Cidade do Cabo, na África do Sul, em 2007.
O público presente ao ginásio escolheu Hugo Calderano como favorito, talvez pelas ligações entre os países. No entanto, apesar da torcida, que contou com o reforço do Presidente da CBTM, Alaor Azevedo, e o seu tradicional grito de “Raça Brasil”, Hugo perdeu o primeiro set por 13 a 11.
No segundo set a história foi diferente e o brasileiro começou melhor, abrindo vantagem de 6 a 3, que depois subiu para 9 a 6 até fechar em 11 a 6. No terceiro, o coreano liderou o tempo todo o placar e ampliou novamente, fazendo 11 a 8.
O desfecho do quarto set pode ter mudado a história da partida, pois Hugo vencia por 10 a 8, mas perdeu a chance de empatar a série e sofreu uma virada: 12 a 10. O resultado com certeza mexeu com o lado psicológico dos atletas e isso ficou evidente no último set, vencido pelo coreano por 11 a 5.
Hugo começou perdendo por 2 a 1, mas virou para 3 a 2, depois 4 a 3, até o empate em 4 a 4. Depois disso, o coreano conseguiu dominar o jogo e abriu 10 a 5. Com cinco match points a seu favor, ele precisou de apenas um para fechar.
O também brasileiro Vitor Ishiy encerrou sua participação no ITTF Global Junior Circuit Finals na honrosa décima posição, com uma campanha de quatro vitórias e duas derrotas. No feminino, o título ficou com Doo Hoi Kem, de Hong Kong, que superou na decisão Huang Yu-Wen, da China Taipei, por 4 a 2, com parciais de 8-11, 9-11, 11-5, 11-6, 11-5, 11-6.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Clique aqui para mais informações