Por CBTM
A brasileira Jessica Yamada causou sensação e foi o principal destaque da fase de grupos do Torneio Individual feminino do Aberto da Hungria, etapa do Circuito Mundial promovida pela Federação Internacional de Tênis de Mesa na cidade de Szombathely.
Jessica, que ocupa a 332ª posição no Ranking Mundial, superou a russa Elena Troshneva, a nº 154 da lista, que é a oitava melhor nessa fase da competição.
A vitória na estreia, por 4 a 2 (11-7, 9-11, 3-11, 11-7, 11-7, 11-8), deu confiança a brasileira, que depois superou a sérvia Anna Fenyvesi em um duelo emocionante, que terminou 4 a 3 (11-4, 12-10, 6-11, 9-11, 15-13, 6-11, 16-14).
Jessica Yamada e Elena Troshneva, assim como todas as demais jogadoras que terminarem em primeiro e segundo lugares em cada um dos 24 grupos, avançaram para a segunda fase e agora se juntam a outras 16 atletas.
Outras duas brasileiras também estão classificadas. Caroline Kumahara venceu os três jogos que disputou contra a búlgara Sibel Remzi, a ucraniana Ganna Farladanska, ambas por 4 a 2, e a húngara Eva Braun, por 4 a 1.
Lin Gui superou na estreia a húngara Zsofia Feher, por 4 a 2, mas depois foi superada pela inglesa Kelly Sibley, pelo mesmo placar. Nessa quinta-feira, a chinesa naturalizada confirmou sua classificação passando pela francesa Roza Soposki, por 4 a 2.
Bruna perdeu o primeiro jogo para a húngara Krisztina Ambrus, por 4 a 0, mas se recuperou e venceu o segundo contra outra atleta da casa, Eszter Matastik, por 4 a 2. Embora tenha jogado bem, ela foi eliminada depois de sofrer outra derrota para a ucraniana Levgeniia Vasylieva, por 4 a 1.
No Torneio Sub-21, Bruna superou a argentina Agustina Iwasa, por 3 a 1, mas depois perdeu a alemã Wan Yuan, por 3 a 2, e se classificou em segundo lugar no seu grupo. Sua próxima adversária será a japonesa Shiho Matsudaira.
Nessa categoria, Caroline Kumahara e Lin Gui entram direto na chave principal. Caroline enfrentará a russa Daria Chernova e Lin jogará contra a também russa Svetlana Mokhnacheva.
No masculino, Vitor Ishiy venceu na primeira rodada o sérvio Boris Mihailovic, por 4 a 0 , e Hugo Calderano derrotou o húngaro Bence Majoros. Os dois voltam a jogar nessa sexta-feira e podem garantir a vaga na segunda fase da competição adulta.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.