Por CBTM
Os brasileiros Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, Vitor Ishiy, Bruna Alexandre, Caroline Kumahara e Lin Gui estão na Alemanha se preparando para duas etapas do Circuito Mundial que serão promovidas pela Federação Internacional de Tênis de Mesa esse mês no Kuwait e Qatar.
O técnico francês Jean-René Mounie comanda os treinamentos, que contam com as presenças de vários astros do Tênis de Mesa mundial, como o coreano campeão dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, Ryu Seung Min (foto).
--- Temos oito dias para treinar antes de duas competições no Kuwait e Qatar. O nível aqui é excelente, com a presença de vários jogadores de alto nível. Podemos aproveitar as condições e o ambiente dos treinamentos. É legal para criar uma concorrência no ginásio --- avaliou o técnico da Seleção Brasileira.
Também participam das atividades o inglês Lian Pitchford, o francês Simon Gauzy, o russo Kirill Skackhov, os chineses Wang, Yin e Zhai, o português João Geraldo, o coreano Kim, o espanhol Alvaro Robles, o alemão Christian Suss e o dinamarquês Claus Nielsen. O técnico fez uma avaliação individual de cada jogador. Confira abaixo:
Cazuo Matsumoto
Ele teve alguns problemas da saúde, mas agora tudo está resolvido. Por ter participado da final do Circuito Mundial, não pode realizou um período do treino no início do ano e está com menos ritmo. Então, temos que recuperar e "correr contra o tempo". Ele se sente bem melhor há vários dias e está jogando muito bem. Foi difícil administrar o calendário, mas ele esta em um bom caminho.
Gustavo Tsuboi
Desde o inicio do Janeiro, ele vem treinando muito bem. Acho que ele tem uma condição física ótima esse momento e isso ajuda bastante a evoluir sua técnica. Gustavo só precisa continuar fazendo o mesmo esforço, com regularidade, que com certeza colherá os frutos do trabalho em breve.
Hugo Calderano
Depois duas competições na Europa, ele tem uma semana para manter a boa condição física. Ele vem treinando bem e aproveitando bastante do nível daqui. Acho que é a primeira vez que ele tem um ciclo longo em relação às competições adultas (três consecutivas). Será interessante observar como vai reagir.
Vitor Ishiy
Ele treina forte e posso ver a qualidade dos treinamentos dele evoluir. Na próxima semana ele vai voltar no Brasil, então está aproveitando para trabalhar muito duro aqui. O que ele fez durante esse período correspondeu às expectativas que temos dele.
Caroline Kumahara
A qualidade do treino dela é mais uma vez legal, com foco e determinação. Podemos ver uma evolução positiva da técnica dela, especialmente na direita. Não sei se ela vai conseguir transferir diretamente, colocar em prática tudo que vem fazendo durante as próximas competições, mas ela esta evoluindo.
Lin Gui
Ela treinou menos essa semana por causa do "Challengers Series". Durante três dias, Lin participou de uma competição na Alemanha com oito jogadoras, duas da casa, duas da Rússia, uma japonesa, uma ucraniana e uma croata. Ela conseguiu ir ate a final e perdeu para Ganina, Cateira da Russia. Foi um resultado ótimo, um período realmente interessante para ela, que precisa evoluir o conhecimento de competição, ganhar experiência.
Bruna Alexandre
A meta principal desse período foi passar mais tempo com um ambiente de alto nível, e decidir o novo planejamento para ela do ano 2014. Tenho que dizer que o investimento dela é alto e fiquei surpreso também com a capacidade dela de resistir a um trabalho de todo dia, difícil fisicamente. Ela precisa agora entender melhor como manter essa qualidade durante um período maior, perto e longe da mesa também.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.