Por CBTM
A China não enviou para o Aberto do Kuwait seu pelotão de elite, mas a nova geração manteve a tradição e conquistou praticamente tudo, nessa que é considerada pelos especialistas uma das mais importantes e badaladas etapas do Circuito Mundial promovidas pela Federação Internacional de Tênis de Mesa.
No Torneio Individual masculino, a medalha de ouro ficou com um jovem que vem tendo uma evolução meteórica. Fan Zhendong superou na decisão o compatriota Yan An, por 4 a 1, com parciais de 11-7,11-7, 13-15, 11-3, 11-8. Zhou Yu terminou na terceira posição e o único “penetra” no pódio foi o coreano Kim Minseok.
No Torneio Individual feminino a história se repetiu. Zhu Yuling venceu na final Chen Meng, por 4 a 1, com parciais de 9-11, 3-11, 12-10, 10-12, 5-11. Liu Shiwen ficou com o bronze e a japonesa Kasumi Ishikawa foi a única que conseguiu fazer frente as chinesas e chegar pelo menos até a semifinal.
Tradicionalmente os chineses parecem não dar muita importância aos eventos de Duplas e isso permite uma divisão das medalhas. No entanto, mesmo assim, o título masculino foi conquistado pelo chinês Lin Gaoyuan em parceria com o austríaco Fegerl Stefan. Os dois venceram os representantes da China Taipei Chiang Hung-Chieh e Huang Sheng-Sheng,por 3 a 2 ( 5-11,11-4,10-12,11-3,11-7).
No feminino, Liu Shiwen e Mu Zi não deram chances as japonesas Jeon Jihee e Seok Hajung e venceram a final por 3 a 0 (11-8, 11-9, 11-6). Com o bronze ficaram as também chinesas Chen Meng e Zhu Yuling e as alemãs Ying Han e Irene Ivancan.
O Brasil foi representado pelos atletas Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, Thiago Monteiro, Caroline Kumahara e Gui Lin. Dois deles, Gustavo e Hugo, conseguiram passar pela fase de grupos e terminaram entre os 64 melhores. Agora todos partem para a disputa do Aberto do Qatar, que começa nessa terça-feira.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Clique aqui para mais informações!