Por CBTM
A Federação Internacional de Tênis de Mesa divulgou o novo Ranking Mundial e o Brasil tem motivos para comemorar. Hugo Calderano aparece na sexta posição na categoria Sub-18 e está automaticamente classificado para os Jogos Olímpicos da Juventude, que serão realizados entre os dias 17 e 28 de agosto, em Nanjing, na China.
--- Hugo está classificado por causa do ranking mundial individual. Ele é número seis do ranking até 18 anos. Em relação a categoria dos jogos da juventude, ele é numero quatro do mundo. Os chineses não contam, porque são do pais organizador --- explicou o técnico Jean-René Mounie.
Essa será a segunda edição da competição, cuja estreia foi há quatro anos, em Cingapura. Diferentemente das Olimpíadas, não existe a defesa do título, pois na primeira participaram atletas nascidos entre os dias 1º de janeiro de 1994 e 31 de dezembro de 1995. Agora a data mudou para os dias 1º de janeiro de 1996 e 31 de dezembro de 1999.
No entanto, os números permanecem os mesmos, com um total de 64 jogadores, 32 meninos e 32 meninas. Dois lugares estão reservados para o país anfitrião e oito são definidos pelo Ranking Mundial. As demais vagas são distribuídas em seletivas realizadas durante toda a temporada.
A fase excepcional de Hugo Calderano vem desde o ano passado, quando conquistou o Aberto do Brasil, etapa do Circuito Mundial realizada em Santos, e a Copa Latina, em Bento Gonçalves.
Em janeiro de 2014, escreveu novamente seu nome na história do Tênis de Mesa ao se tornar o primeiro atleta das Américas a chegar a decisão do ITTF Global Junior Circuit Finals, a final do Circuito Mundial juvenil.
Menos de um mês depois, conquistou a medalha de bronze no Torneio Sub-21 do Aberto do Kuwait, e agora recebe a notícia da confirmação de seu nome na lista de inscritos nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, o maior evento multidesportivo e cultural jovem do mundo. Serão disputadas provas em 30 modalidades, em um evento que vai reunir milhares de atletas de todo o planeta.
--- Essa é uma oportunidade única para o Tênis de Mesa brasileiro de tentar conquistar uma medalha de ouro em uma competição disputada na China. E pelo trabalho e inventimento que estão sendo feitos, não tenho dúvidas de que o Hugo pode conseguir isso --- afirmou o Presidente da CBTM, Alaor Azevedo.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.