Notícia

Hugo Calderano está classificado para os Jogos Olímpicos da Juventude

Por CBTM

18/02/2014 15h26


A Federação Internacional de Tênis de Mesa divulgou o novo Ranking Mundial e o Brasil tem motivos para comemorar. Hugo Calderano aparece na sexta posição na categoria Sub-18 e está automaticamente classificado para os Jogos Olímpicos da Juventude, que serão realizados entre os dias 17 e 28 de agosto, em Nanjing, na China.

--- Hugo está classificado por causa do ranking mundial individual. Ele é número seis do ranking até 18 anos. Em relação a categoria dos jogos da juventude, ele é numero quatro do mundo. Os chineses não contam, porque são do pais organizador --- explicou o técnico Jean-René Mounie.

Essa será a segunda edição da competição, cuja estreia foi há quatro anos, em Cingapura. Diferentemente das Olimpíadas, não existe a defesa do título, pois na primeira participaram atletas nascidos entre os dias 1º de janeiro de 1994 e 31 de dezembro de 1995. Agora a data mudou para os dias 1º de janeiro de 1996 e 31 de dezembro de 1999.

No entanto, os números permanecem os mesmos, com um total de 64 jogadores, 32 meninos e 32 meninas. Dois lugares estão reservados para o país anfitrião e oito são definidos pelo Ranking Mundial. As demais vagas são distribuídas em seletivas realizadas durante toda a temporada.

A fase excepcional de Hugo Calderano vem desde o ano passado, quando conquistou o Aberto do Brasil, etapa do Circuito Mundial realizada em Santos, e a Copa Latina, em Bento Gonçalves.

Em janeiro de 2014, escreveu novamente seu nome na história do Tênis de Mesa ao se tornar o primeiro atleta das Américas a chegar a decisão do ITTF Global Junior Circuit Finals, a final do Circuito Mundial juvenil.

Menos de um mês depois, conquistou a medalha de bronze no Torneio Sub-21 do Aberto do Kuwait, e agora recebe a notícia da confirmação de seu nome na lista de inscritos nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, o maior evento multidesportivo e cultural jovem do mundo. Serão disputadas provas em 30 modalidades, em um evento que vai reunir milhares de atletas de todo o planeta.

--- Essa é uma oportunidade única para o Tênis de Mesa brasileiro de tentar conquistar uma medalha de ouro em uma competição disputada na China. E pelo trabalho e inventimento que estão sendo feitos, não tenho dúvidas de que o Hugo pode conseguir isso --- afirmou o Presidente da CBTM, Alaor Azevedo.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?