Notícia

Técnico Jean-René elogia desempenho dos brasileiros no Aberto do Qatar

Por CBTM

23/02/2014 14h25


Terminou nesse domingo a participação dos atletas brasileiros em Doha, no Qatar, onde aconteceu mais uma etapa do Circuito Mundial promovida pela Federação Internacional de Tênis de Mesa.

O técnico Jean-René Mounie ficou satisfeito com a evolução apresentada pelo grupo e não tem dúvidas de que o país segue na rota de desenvolvimento, rumo ao pelotão de elite do esporte mundial.

--- O balanço da competição no Qatar é realmente positivo. Agora, temos que esperar o ranking mundial de março para saber se vamos alcançar a nossa meta, que é se classificar para os campeonatos mundiais por equipes na primeira divisão --- explicou o técnico.

O principal destaque foi mais uma vez Hugo Calderano, que conseguiu avançar para a chave principal do Torneio Individual e ainda conquistou uma importante medalha de bronze no evento Sub-21.

Hugo Calderano se classificou com duas vitórias sobre o bielo-russo Hasan Juma e o representante de Hong Kong, Leung Chu Yan. Depois perdeu para o alemão Dimitrij Ovtcharov, atual sexto colocado do Rnking Mundial e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres.

--- Os resultados conquistados pelo Hugo falam sozinhos. Se formos comparar o nível dele no inicio de janeiro e agora, especialmente em relação as partes mais fracas do jogo dele, poderemos constatar uma evolução muito grande e isso é o mais importante --- afirmou Jean-René.

Gustavo Tsuboi se despediu da competição entre os 64 melhores. Depois de superar o ucraniano Denys  Kalachevskyi, por 4 a 1, teve um jogo difícil contra o português Tiago Apolonia e perdeu por 4 a 0.

--- Tsuboi jogou bem no grupo, mas não conseguiu lutar contra o forte Apolonia, nº 37 do ranking mundial. Acho que ele está no caminho certo, especialmente em relação ao trabalho de cada dia. Ele já evolui bastante mentalmente, agora é o momento certo para dar um passo mais alto --- avaliou o técnico Jean-René Mounie.

Thiago Monteiro passou fácil por Faisal Al-Otaibi, do Qatar,por 4 a 0 e depois por Wu Zhikang, de Cingapura, por 4 a 1. Na chave principal, jogou de igual para igual contra o coreano Joo Saehyuk, mas acabou perdendo por 4 a 2.

--- Depois de vencer Wu Zhikang no grupo, Thiago perdeu para Joo Sae Hyuk, nº 20 do ranking mundial. O nível que o Thiago mostrou é o melhor que ele teve desde a Copa do Mundo. Isso é muito legal para aumentar a confiança dele antes dos jogos Sul-americanos do Chile --- acredita o técnico.

O único que não conseguiu sair do grupo foi Cazuo Matsumoto, que venceu de forma tranquila o atleta da casa, Mohammed  Alyafei, mas depois teve uma partida difícil contra o romeno Andrei Filimon e acabou perdendo de forma dramática, por 4 a 3.

--- Cazuo lutou bastante, mas não conseguiu atingir seu melhor nível dele contra Filimon. Ele precisa evoluir em algumas coisas para estar mais regular. Espero que os jogos Sul-americanos possam lhe ajudar a achar mais confiança --- completou o técnico.

No Torneio de Duplas, Tsuboi e Thiago venceram os bielo-russos Alyas Alyassi e Rashed Sanad e os italianos Mihai Bobocica e Niagol Stoyanov. E perderam nas oitavas de final para os atuais campeões mundiais Chen Chien-Na e Chuang Chih-Yuan, da China Taipei.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Clique aqui para mais informações

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?