Por CBTM
Terminou nesse domingo a participação dos atletas brasileiros em Doha, no Qatar, onde aconteceu mais uma etapa do Circuito Mundial promovida pela Federação Internacional de Tênis de Mesa.
O técnico Jean-René Mounie ficou satisfeito com a evolução apresentada pelo grupo e não tem dúvidas de que o país segue na rota de desenvolvimento, rumo ao pelotão de elite do esporte mundial.
--- O balanço da competição no Qatar é realmente positivo. Agora, temos que esperar o ranking mundial de março para saber se vamos alcançar a nossa meta, que é se classificar para os campeonatos mundiais por equipes na primeira divisão --- explicou o técnico.
O principal destaque foi mais uma vez Hugo Calderano, que conseguiu avançar para a chave principal do Torneio Individual e ainda conquistou uma importante medalha de bronze no evento Sub-21.
Hugo Calderano se classificou com duas vitórias sobre o bielo-russo Hasan Juma e o representante de Hong Kong, Leung Chu Yan. Depois perdeu para o alemão Dimitrij Ovtcharov, atual sexto colocado do Rnking Mundial e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres.
--- Os resultados conquistados pelo Hugo falam sozinhos. Se formos comparar o nível dele no inicio de janeiro e agora, especialmente em relação as partes mais fracas do jogo dele, poderemos constatar uma evolução muito grande e isso é o mais importante --- afirmou Jean-René.
Gustavo Tsuboi se despediu da competição entre os 64 melhores. Depois de superar o ucraniano Denys Kalachevskyi, por 4 a 1, teve um jogo difícil contra o português Tiago Apolonia e perdeu por 4 a 0.
--- Tsuboi jogou bem no grupo, mas não conseguiu lutar contra o forte Apolonia, nº 37 do ranking mundial. Acho que ele está no caminho certo, especialmente em relação ao trabalho de cada dia. Ele já evolui bastante mentalmente, agora é o momento certo para dar um passo mais alto --- avaliou o técnico Jean-René Mounie.
Thiago Monteiro passou fácil por Faisal Al-Otaibi, do Qatar,por 4 a 0 e depois por Wu Zhikang, de Cingapura, por 4 a 1. Na chave principal, jogou de igual para igual contra o coreano Joo Saehyuk, mas acabou perdendo por 4 a 2.
--- Depois de vencer Wu Zhikang no grupo, Thiago perdeu para Joo Sae Hyuk, nº 20 do ranking mundial. O nível que o Thiago mostrou é o melhor que ele teve desde a Copa do Mundo. Isso é muito legal para aumentar a confiança dele antes dos jogos Sul-americanos do Chile --- acredita o técnico.
O único que não conseguiu sair do grupo foi Cazuo Matsumoto, que venceu de forma tranquila o atleta da casa, Mohammed Alyafei, mas depois teve uma partida difícil contra o romeno Andrei Filimon e acabou perdendo de forma dramática, por 4 a 3.
--- Cazuo lutou bastante, mas não conseguiu atingir seu melhor nível dele contra Filimon. Ele precisa evoluir em algumas coisas para estar mais regular. Espero que os jogos Sul-americanos possam lhe ajudar a achar mais confiança --- completou o técnico.
No Torneio de Duplas, Tsuboi e Thiago venceram os bielo-russos Alyas Alyassi e Rashed Sanad e os italianos Mihai Bobocica e Niagol Stoyanov. E perderam nas oitavas de final para os atuais campeões mundiais Chen Chien-Na e Chuang Chih-Yuan, da China Taipei.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.