Por CBTM
A nova geração do Tênis de Mesa brasileiro participou, entre os dias 19 e 23 desse mês de duas competições na cidade de Orebro, o Safir Internacional e o Aberto da Suécia, mais etapa do Circuito Mundial Infantil e Juvenil promovida pela ITTF.
O Coordenador Técnico de Seleções, Lincon Yasuda, comandou o grupo formado pelos atletas Gustavo Ushisima, Isaac Zauli, Massao Kohatsu, Renan Ferreira, Bruna Takahashi e Letícia Nakada e fez um balanço positivo da participação de todos.
--- Terminamos nesse domingo a nossa participação no GJC da Suécia e Safir International. Tivemos boas atuações, jogamos com chances de surpreender os adversários mais fortes, conquistamos algumas boas vitórias e deixamos de aproveitar outras oportunidades --- avaliou o técnico.
Na fase de grupos do Aberto da Suécia o aproveitamento foi excelente e apenas um atleta não se classificou para a chave principal. Massao Kohatsu obteve duas vitórias sobre o sueco Simon Soderlund, e o espanhol Javier Soria, superou o coreano Mats Meinseth mas depois acabou sendo eliminado pelo sueco Anders Eriksson, que terminou 4 a 3.entre os 32 melhores.
Renan Ferreira estreou com derrota para o francês Nolan Givone. Se recuperou contra o venezuelano Angelo Millan, mas depois foi superado pelo sueco Viktor Gullbo.
Isaac Zauli passou na primeira rodada pelo representante de San Marino, Davide Muccioli, perdeu para o sueco Malte Moregard, e não conseguiu repetir a boa atuação da estreia, sendo batido pelo também sueco Elias Ranefur, entre os 64.
--- Entre os homens, tivemos boas atuações do jovem Renan Ferreira, que sem duvida terá maiores vitórias, adquirindo mais experiência. Massao e Isaac passaram por bons momentos, e outros difíceis, passaram por duas semanas de muito aprendizado e com certeza terão muitas coisas para trabalhar. Fizeram bons jogos, viraram resultados adversos e conseguiram evoluir com certeza --- garantiu Lincon.
No feminino, Bruna Takahashi e Letícia Nakada se classificaram para a chave principal com campanhas parecidas.
Bruna venceu a finlandesa Anna-Sofia Erkheikki e a egípcia Riman Hesham, ambas por 3 a 0, e perdeu para a polonesa Aleksandra Falarz, também por 3 a 0. Depois superou a egípcia Yomna Sorour e a sueca Filippa Bergand, em um emocionante 4 a 3. Nas quartas de final, em outro jogo muito equilibrado, perdeu para a japonesa Kato Yuko, por 4 a 2.
Letícia superou a sueca Erika Front e a atleta da Líbia, Khoury Muna, por 3 a 0, e perdeu para a egípcia Yomna Sorour, se classificando em segundo lugar no grupo.
Na chave principal, passou pela polonesa Aleksandra Falarz, por 4 a 2, e pela suíça Celine Reust, por 4 a 1, antes de perder nas quartas de final para a japonesa Rira Ishikawa, por 4 a 0.
--- Para as meninas, Leticia e Bruna, foi uma ótima oportunidade de comparar com as atuações delas nesses mesmos torneios no ano passado. E a impressão deixada foi muito boa, de que houve evolução nesse período de um ano, e que elas podem seguir por esse caminho --- explicou Lincon.
--- Ambas tiveram desempenhos idênticos: terceiro lugar nas categorias U-16 e U-18, quinto lugar no GJC, categoria Junior. Ainda juntas, chegaram ao quinto lugar em duplas.
Bruna, por ser mais nova, pôde jogar ainda o U-14, no qual foi campeã, e GJC Cadetes, onde foi quinto lugar --- completou o técnico.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esportes.