Notícia

Aberta oficialmente a décima edição dos Jogos Sul-americanos

Por CBTM

08/03/2014 10h58


Na noite desta sexta-feira foi aberta oficialmente a décima edição dos Jogos Sul-Americanos, em Santiago, no Chile. Bastante aplaudida, a delegação brasileira foi a quarta a entrar no Estádio Nacional Julio Martinez Prádanos, com 70 integrantes, entre atletas e oficiais. À frente, como porta-bandeira, o ginasta atual campeão olímpico e mundial nas argolas, Arthur Zanetti.

Em seu discurso, o presidente da Organização Desportiva Sul-Americana (ODESUR) e do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, destacou a importância da competição.

--- Esta é uma etapa importante de preparação para os atletas que disputarão os Jogos Olímpicos em 2016. É também uma demonstração de força, fé e capacidade do Governo e do povo chileno após o forte terremoto de 2010. Apesar de toda a dor, o país manteve a sua posição de ser a sede dos Jogos Sul-Americanos --- ressaltou Nuzman. Em seguida, o presidente do Chile, Sebástian Piñera, abriu oficialmente a competição.

No Tênis de Mesa, a equipe masculina será formada por Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro, e a feminina por Caroline Kumahara, Gui Lin e Jessica Yamada.

Antes da cerimônia de abertura, algumas provas foram disputadas durante o dia. O Brasil já lidera a classificação geral da competição, com 11 medalhas, sendo cinco de ouro, uma de prata e cinco de bronze. A Argentina aparece na vice-liderança com seis medalhas, e a Venezuela, em terceiro, com cinco.

Link permanente da imagem incorporada

As medalhas de ouro do Brasil foram obtidas por Wellington Rodrigues (caratê), e quatro na natação, com Leonardo de Deus (200m costas), Daynara de Paula (100m borboleta), Felipe Lima (200m peito) e o revezamento 4 x 200m livre feminino (Larissa Oliveira, Jéssica Cavalheiro, Carolina Queiroz e Manuella Lyrio).

Da piscina também saiu a primeira medalha de prata, com Nicolas de Oliveira (200m livre). As de bronze foram conquistadas por Isabela dos Santos Rodrigues (caratê) e por mais quatro nadadores: Marcos Vinicius de Oliveira (800m livre), Manuella Lyrio (400m livre), Etiene Medeiros (100m borboleta) e Julia Benvenutti (200m medley).

Na última edição dos Jogos Sul-Americanos, em Medellín, na Colômbia, em 2010, o Brasil ficou na segunda colocação no quadro geral de medalhas, atrás dos colombianos. Nas edições de Buenos Aires 2006 e do Brasil 2002, a delegação brasileira terminou na primeira posição..

Além do Brasil, Argentina e Venezuela brigam por medalhas nestes X Jogos Sul-Americanos mais 11 países: Aruba, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?