Por CBTM
Na noite de sexta-feira, dia 07 de março, foi aberta oficialmente a décima edição dos Jogos Sul-Americanos, em Santiago, no Chile, que conta com a participação de 14 países do continente. O Brasil será representado por 481 atletas, em 41 modalidades, e as competições de Tênis de Mesa começam nessa terça-feira.
A equipe masculina será formada por Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro. A feminina terá Caroline Kumahara, Gui Lin e Jessica Yamada. A partir de quinta-feira haverá Torneio de Duplas, com Jessica/Lin e Cazuo/Thiago, e Duplas Mistas, com Gustavo/Jessica, Cazuo/Lin e Thiago/Caroline.
O Torneio Individual fecha a programação, que terminará no próximo domingo, e os brasileiros entram em ação com a responsabilidade de manter a hegemonia das Américas. Antes desse importante evento, houve uma semana de atividades especiais em São Caetano e todos estão muito bem preparados.
--- Os jogos Sul-americanos vão começar e estamos prontos para esse evento, que é realmente um desafio --- afirmou o francês Jean-René Mounie, que acompanhará o grupo com o Coordenador Técnico Lincon Yasuda e o agora treinador da Seleção feminina, Hugo Hoyama,
Apesar do excelente trabalho realizado, que contou com as presenças do especialista Michel Blondel e do preparador físico Mikael Simon, o técnico Jean-René acha que o grupo ainda não está no ponto ideal, porque está segundo um programa que visa chegar em condições perfeitas no Campeonato Mundial.
--- Não pudemos priorizar a preparação para essa competição porque tivemos varias metas esse ano. A primeira delas era se classificar pelo ranking na primeira divisão. Agora temos os jogos e o campeonato latino, mas os treinos devem respeitar o planejamento para ir com todas as ferramentas no Mundial, em abril --- explicou.
--- Posso dizer que o período é complicado, os jogadores podem estar cansados. Então, ganhar aqui será um novo desafio. Por outro lado é fundamental fazer evoluir nossa cultura, ter a capacidade de ganhar mesmo quando não temos tudo certo (cansaço, condições, horários, etc, etc) --- completou Jean-René.
Depois de Londres, essa será a primeira vez que o Time Brasil se reunirá no ciclo olímpico dos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Na última edição do evento, em Medellín (COL), em 2010, o Brasil ficou na segunda colocação no quadro total de medalhas, atrás dos anfitriões. Já nas duas edições anteriores, Buenos Aires 2006 e Brasil 2002, o país liderou pelo total de medalhas.
--- Os atletas também possuem uma grande motivação para ajudar o país a ganhar os Jogos em geral e sabemos que temos o nível para adicionar varias medalhas com o Tênis de Mesa.
Agora, precisamos lutar --- lembrou Jean-René.
Além do Brasil, participam da competição a Argentina, Aruba, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.