Notícia

Brasileiros estreiam no Sul-americano do Chile nessa terça-feira

Por CBTM

10/03/2014 16h05


Na noite de sexta-feira, dia 07 de março, foi aberta oficialmente a décima edição dos Jogos Sul-Americanos, em Santiago, no Chile, que conta com a participação de 14 países do continente. O Brasil será representado por 481 atletas, em 41 modalidades, e as competições de Tênis de Mesa começam nessa terça-feira.

A equipe masculina será formada por Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro. A feminina terá Caroline Kumahara, Gui Lin e Jessica Yamada. A partir de quinta-feira haverá Torneio de Duplas, com Jessica/Lin e Cazuo/Thiago, e Duplas Mistas, com Gustavo/Jessica, Cazuo/Lin e Thiago/Caroline.

O Torneio Individual fecha a programação, que terminará no próximo domingo, e os brasileiros entram em ação com a responsabilidade de manter a hegemonia das Américas. Antes desse importante evento, houve uma semana de atividades especiais em São Caetano e todos estão muito bem preparados.

--- Os jogos Sul-americanos vão começar e estamos prontos para esse evento, que é realmente um desafio --- afirmou o francês Jean-René Mounie, que acompanhará o grupo com o Coordenador Técnico Lincon Yasuda e o agora treinador da Seleção feminina, Hugo Hoyama,

Apesar do excelente trabalho realizado, que contou com as presenças do especialista Michel Blondel e do preparador físico Mikael Simon, o técnico Jean-René acha que o grupo ainda não está no ponto ideal, porque está segundo um programa que visa chegar em condições perfeitas no Campeonato Mundial.

--- Não pudemos priorizar a preparação para essa competição porque tivemos varias metas esse ano. A primeira delas era se classificar pelo ranking na primeira divisão. Agora temos os jogos e o campeonato latino, mas os treinos devem respeitar o planejamento para ir com todas as ferramentas no Mundial, em abril --- explicou.

--- Posso dizer que o período é complicado, os jogadores podem estar cansados. Então, ganhar aqui será um novo desafio. Por outro lado é fundamental fazer evoluir nossa cultura, ter a capacidade de ganhar mesmo quando não temos tudo certo (cansaço, condições, horários, etc, etc) --- completou Jean-René.

Depois de Londres, essa será a primeira vez que o Time Brasil se reunirá no ciclo olímpico dos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Na última edição do evento, em Medellín (COL), em 2010, o Brasil ficou na segunda colocação no quadro total de medalhas, atrás dos anfitriões. Já nas duas edições anteriores, Buenos Aires 2006 e Brasil 2002, o país liderou pelo total de medalhas.

--- Os atletas também possuem uma grande motivação para ajudar o país a ganhar os Jogos em geral e sabemos que temos o nível para adicionar varias medalhas com o Tênis de Mesa.
Agora, precisamos lutar --- lembrou Jean-René.

Além do Brasil, participam da competição a Argentina, Aruba, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Clique aqui para mais informações!

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?