Por CBTM
As disputas do Tênis de Mesa na décima edição dos Jogos Sul-americanos começaram na manhã dessa terça-feira, no Ginásio Olímpico Municipal de San Miguel, em Santiago, capital do Chile, e dois árbitros experientes que ajudam a elevar o nível do esporte brasileiro estão marcando presença.
Além de Maria Ferrer Ferreira, a Musa, reconhecida internacionalmente por sua competência, que há anos participa de todas as competições importantes, o uruguaio Fernando Moleda também está dando a sua contribuição para o sucesso desse evento, que reúne os principais atletas do continente.
A brasileira Musa passou a ser Blue Badge (nome dado pela ITTF para os árbitros da elite internacional), em 2007, se tornando a segunda no país. A primeira a conquistar o status.foi Leonor Demário.
O processo de Musa teve início em 2003, quando ocorreu no Chile o Campeonato Mundial Juvenil. Depois disso, a árbitra teve que conseguir nota máxima em quatro provas práticas. A última avaliação de Musa ocorreu em grande estilo, nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.
O experiente Fernando Moleda, uruguaio que está prestes a se naturalizar brasileiro e foi designado pela Federação de Santa Catarina para ser o Coordenador de Arbitragem local, também assumiu no ano passado o cargo antes ocupado por Nelson Machado no projeto de Detecção de Talentos.
O quadro de árbitros da CBTM é um dos melhores do mundo. Isso se deve aos investimentos feitos há anos, com cursos de especialização e o desenvolvimento na prática com convocações para trabalhar em vários eventos que acontecem ao longo de cada temporada. As presenças de Musa e Moleda enchem de orgulho e servem de estímulo para todos os profissionais que atuam no país.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.