Por CBTM
As fortes saques e cortadas de Hugo Hoyama renderam muitas conquistas para o Brasil. Mas, para continuar contribuindo com as glórias esportivas do país, o dono de 10 medalhas de ouro em Jogos Pan-americanos tem feito uso de instruções e palavras de incentivo. Hoyama, atualmente, é treinador da equipe feminina de tênis de mesa, que está no Chile para a disputa dos X Jogos Sul-americanos Santiago 2014.
--- Como fui jogador e participei de muitas competições internacionais, tento passar para elas algo sobre o estilo de jogo das adversárias, sobre a pressão de uma partida, essas coisas. É mais sobre a parte tática do jogo, porque a técnica delas é muito boa --- elogia o hoje treinador, que iniciou a nova carreira no início de 2013.
A equipe feminina que está em Santiago é formada por Caroline Kumahara, de 18 anos, Jessica Yamada, de 23, e Gui Lin, de 20. São jovens mesa-tenistas, de uma geração muito elogiada por Hoyama. Porém, o treinador acredita que há bons talentos em potencial surgindo no cenário do tênis de mesa brasileiro, o que só tem a contribuir com as próprias jogadoras que hoje formam a base da seleção.
--- Tem a Bruna (Takahashi, 13 anos), a Letícia (Nakada, 15), uma garotada boa vindo aí. É muito bom que surjam novos talentos, até para pôr uma pressão, no bom sentido, nas jogadoras que aqui estão. Elas sabem que não podem se acomodar.
O fundamental, segundo Hugo Hoyama, é haver um intercâmbio constante, com viagens para jogos e treinamentos. Com a experiência de quem já disputou seis edições dos Jogos Olímpicos, ele destaca a evolução da modalidade no Brasil, em termos de suporte e infraestrutura.
--- Sem dúvidas que melhorou muito, hoje o apoio do COB e da Confederação é muito bom. As atletas podem contar com uma equipe de nutricionistas, psicólogo, fisioterapeutas, o que dá a elas tranquilidade para treinar e competir, elas se sentem mais seguras e motivadas. E também aumenta a responsabilidade, o que também é interessante --- completou.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.