Notícia

Saem as cortadas, entram as palavras de Hugo Hoyama

Por CBTM

12/03/2014 01h05


As fortes saques e cortadas de Hugo Hoyama renderam muitas conquistas para o Brasil. Mas, para continuar contribuindo com as glórias esportivas do país, o dono de 10 medalhas de ouro em Jogos Pan-americanos tem feito uso de instruções e palavras de incentivo. Hoyama, atualmente, é treinador da equipe feminina de tênis de mesa, que está no Chile para a disputa dos X Jogos Sul-americanos Santiago 2014.

--- Como fui jogador e participei de muitas competições internacionais, tento passar para elas algo sobre o estilo de jogo das adversárias, sobre a pressão de uma partida, essas coisas. É mais sobre a parte tática do jogo, porque a técnica delas é muito boa --- elogia o hoje treinador, que iniciou a nova carreira no início de 2013.

A equipe feminina que está em Santiago é formada por Caroline Kumahara, de 18 anos, Jessica Yamada, de 23, e Gui Lin, de 20. São jovens mesa-tenistas, de uma geração muito elogiada por Hoyama. Porém, o treinador acredita que há bons talentos em potencial surgindo no cenário do tênis de mesa brasileiro, o que só tem a contribuir com as próprias jogadoras que hoje formam a base da seleção.

--- Tem a Bruna (Takahashi, 13 anos), a Letícia (Nakada, 15), uma garotada boa vindo aí. É muito bom que surjam novos talentos, até para pôr uma pressão, no bom sentido, nas jogadoras que aqui estão. Elas sabem que não podem se acomodar.

O fundamental, segundo Hugo Hoyama, é haver um intercâmbio constante, com viagens para jogos e treinamentos. Com a experiência de quem já disputou seis edições dos Jogos Olímpicos, ele destaca a evolução da modalidade no Brasil, em termos de suporte e infraestrutura.

--- Sem dúvidas que melhorou muito, hoje o apoio do COB e da Confederação é muito bom. As atletas podem contar com uma equipe de nutricionistas, psicólogo, fisioterapeutas, o que dá a elas tranquilidade para treinar e competir, elas se sentem mais seguras e motivadas. E também aumenta a responsabilidade, o que também é interessante --- completou.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Clique aqui para mais informações!

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?