Por CBTM
A delegação brasileira que participa dos Jogos Sul-americanos recebeu um incentivo especial para o restante da competição. Na manhã desta terça-feira, dia 11, atletas e treinadores do Time Brasil se encontraram com a Presidente da República, Dilma Rousseff, em Viña del Mar, Chile, sub-sede da competição continental. O encontro partiu de um convite da própria Presidente, que está na cidade litorânea do Chile para a posse da nova chefe de estado chilena, Michele Bachelet.
Estiveram presentes ao encontro com a presidente atletas da Seleção Brasileira feminina, campeã mundial de handebol, da equipe masculina de handebol e do remo. Ao todo, 40 atletas participaram do encontro. Dilma Rousseff cumprimentou todos os atletas e desejou-lhes boa sorte. A Presidente da República elogiou a participação brasileira na competição, enfatizando o desempenho feminino, responsável por 51% medalhas do país na competição até o momento. Dilma deu atenção especial a Alexandra Nascimento, eleita melhor jogadora de handebol do mundo em 2012, e Fabiana Beltrame, remadora campeã mundial em 2011.
--- Estou muito feliz de estar aqui com os atletas brasileiros. Esse é um ano muito especial. Primeiro porque temos a Copa do Mundo e eu tenho a convicção que vai ser uma Copa fantástica. Segundo porque nós temos essa preparação para os Jogos Olímpicos. Até o momento nós já ganhamos 36 medalhas nos Jogos Sul-americanos e veja que estou falando apenas de medalhas de ouro. O segundo colocado está com 19 medalhas. E uma ótima notícia: as mulheres estão tendo um desempenho excepcional, fantástico --- destacou a presidente Dilma Rousseff, que, no encontro, esteve acompanhada da Ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para Mulheres.
O Chefe da Missão Brasileira nos Jogos Sul-americanos, Bernard Rajzman, agradeceu à presidente pelo convite e disse que Dilma é a maior apoiadora do esporte brasileiro. "O encontro com a presidente foi espetacular, como sempre. Ela é alto astral e ajuda muito o esporte olímpico brasileiro. Ela traz uma força muito grande, ainda mais ela que é responsável pelos Jogos Olímpicos de 2016 e nós temos total confiança de que faremos um grande evento. A ajuda do governo é fundamental para isso", comentou Bernard Rajzman.
Após tirar uma foto oficial com os atletas, Dilma Rousseff foi convidada por Bernard Rajzman e Christiane Paquelet para inauguração da exposição "Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte", no dia 1o de abril, no Museu Nacional de Brasília. A Capital Federal recebe a mostra entre os dias 02 de abril e 11 de maio.
Na exposição, o público poderá observar de perto cerca de 300 peças que marcaram e representam a trajetória dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, contando a história dos Jogos desde a Antiguidade. Uma parte do material exposto pertence ao Museu Olímpico de Lausanne, detentor do principal arquivo do mundo sobre o tema, e outra ao COB. Há também peças pertencentes às Confederações Brasileiras Olímpicas e aos próprios atletas.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.