Por CBTM
Um dia depois de conquistarem três medalhas de ouro nos torneios de Duplas e Duplas Mistas, todos os seis brasileiros venceram seus jogos na fase de grupos do Individual nos Jogos Sul-americanos, na manhã desse sábado, no Ginásio Olímpico Municipal de San Miguel, em Santiago, no Chile, e estão classificados para a chave principal.
Gustavo Tsuboi superou o paraguaio Dario Toranzos na estreia (3 a 0) e depois o peruano Diego Rodriguez, pelo mesmo placar, com parciais de 11-6, 11-7, 11-8. Thiago Monteiro, o Guerreiro Cearense, passou pelo venezuelano Pablo Navarro (3 a 0) e em seguida pelo peruano Julio Li, também por 3 a 0 (11-5, 11-7, 11-5).
Cazuo Matsumoto venceu venezuelano Marcos Rosa (3 a 0), e depois foi protagonista de um duelo no mínimo curioso contra o equatoriano Rodrigo Tapia. O brasileiro venceu o primeiro set por 11-6 e perdeu o segundo por 10-12. O aparente equilíbrio terminou nos dois sets seguintes, vencidos de forma rápida por um duplo 11-2. As oitavas de final do Torneio Individual masculino acontecem na amnhã desse domingo.
No feminino, Jessica Yamada, o principal destaque da competição até o momento, com três medalhas de ouro, não deu chances para a equatoriana Sandra Durazno (3 a 0) e na partida seguinte repetiu o feito sobre a chilena Nata Castellano, por 3 a 1, com parciais de 11-5, 11-4, 8-11, 11-7.
Já Caroline Kumahara, outra forte candidata ao título e atleta que ocupa a melhor posição no Ranking Mundial entre as participantes, começou com vitória sobre a chilena Katherine Low (3 a 0) e depois derrotou a argentina Agustina Iwasa, também por 3 a 0, com parciais de 11-6, 11-5, 11-3.
Gui Lin venceu suas duas partidas por 3 a 1. Primeiro superou a peruana Maria Ortiz. e depois a venezuelana Roxy Gonzalez (11-13, 12-10, 11-6, 11-3). As meninas voltam a jogar na tarde desse sábado, às 17:45h pelas oitavas de final. Os homens só entram em ação novamente amanhã, quando serão conhecidos os campeões Sul-americanos.
Acompanhe a atualização dos resultados em tempo real pelo Facebook e Twitter. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.