Notícia

Gustavo Tsuboi supera Cazuo Matsumoto e conquista o bicampeonato no Chile

Por CBTM

17/03/2014 00h10


O Tênis de Mesa brasileiro encerrou sua participação nos Jogos Sul-americanos, realizados no Ginásio Olímpico Municipal de San Miguel, em Santiago, no Chile, com um total de nove medalhas, sendo cinco de ouro, duas de prata e duas de bronze, números que comprovam a superioridade do país no continente.

Na tarde desse domingo aconteceram as finais do Torneio Individual e o público assistiu duas dobradinhas. No masculino, depois de ser campeão na Dupla Mista ao lado de Jessica Yamada, Gustavo Tsuboi, vencedor da edição de 2010, em Medellin, na Colômbia, confirmou a excelente fase e superou Cazuo Matsumoto, por 4 a 3, com parciais de 11-9, 3-11, 9-11, 8-11, 11-5, 11-4, 11-6.

No feminino, uma surpresa. A colombiana Lady Ruano superou a favorita Caroline Kumahara, a atleta que ocupa a melhor posição no Ranking Mundial entre as participantes, e se classificou para a decisão contra a compatriota Paula Medina, que na outra semifinal eliminou Jessica Yamada em um duelo dramático, que terminou 4 a 3 (7-11, 11-6, 5-11, 11-9, 11-3, 8-11, 11-9.).

Lady Ruano acabou ficando com o título depois de uma vitória sensacional sobre a companheira, que mais uma vez provou que a determinação e o talento são capazes de compensar a falta de preparo físico. O resultado de 4 a 3, com parciais de 11-5, 11-8, 8-11, 7-11, 14-12, 11-13, 11-9, mostra o quanto a partida foi equilibrada.

Entre os brasileiros o clima era de euforia pela excelente campanha, mas também um pouco de frustração por não ter conseguido conquistar todas as medalhas de ouro possíveis. O país perdeu para a Argentina na final do Torneio de Equipes Masculino e também ficou de fora da final no Individual feminino.

Apesar da eliminação na semifinal, Jessica Yamada tem motivos para comemorar e deixa Santiago como a atleta mais vitoriosa da competição, com quatro medalha: três de ouro nos torneios de Duplas, ao lado de Gui Lin, Duplas mistas, em parceria com Gustavo Tsuboi, e Equipes, e um bronze.

Parabéns a todos os atletas, que honraram a camisa e participaram dessa campanha histórica, sem esquecer-se de citar o apoio indispensável do Coordenador Técnico Líncon Yasuda e dos treinadores Hugo Hoyama e Jean-René Mounie, que foram determinantes para o sucesso da Seleção.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Clique aqui para mais informações!

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?