Por CBTM
O Tênis de Mesa brasileiro encerrou sua participação nos Jogos Sul-americanos, realizados no Ginásio Olímpico Municipal de San Miguel, em Santiago, no Chile, com um total de nove medalhas, sendo cinco de ouro, duas de prata e duas de bronze, números que comprovam a superioridade do país no continente.
Na tarde desse domingo aconteceram as finais do Torneio Individual e o público assistiu duas dobradinhas. No masculino, depois de ser campeão na Dupla Mista ao lado de Jessica Yamada, Gustavo Tsuboi, vencedor da edição de 2010, em Medellin, na Colômbia, confirmou a excelente fase e superou Cazuo Matsumoto, por 4 a 3, com parciais de 11-9, 3-11, 9-11, 8-11, 11-5, 11-4, 11-6.
No feminino, uma surpresa. A colombiana Lady Ruano superou a favorita Caroline Kumahara, a atleta que ocupa a melhor posição no Ranking Mundial entre as participantes, e se classificou para a decisão contra a compatriota Paula Medina, que na outra semifinal eliminou Jessica Yamada em um duelo dramático, que terminou 4 a 3 (7-11, 11-6, 5-11, 11-9, 11-3, 8-11, 11-9.).
Lady Ruano acabou ficando com o título depois de uma vitória sensacional sobre a companheira, que mais uma vez provou que a determinação e o talento são capazes de compensar a falta de preparo físico. O resultado de 4 a 3, com parciais de 11-5, 11-8, 8-11, 7-11, 14-12, 11-13, 11-9, mostra o quanto a partida foi equilibrada.
Entre os brasileiros o clima era de euforia pela excelente campanha, mas também um pouco de frustração por não ter conseguido conquistar todas as medalhas de ouro possíveis. O país perdeu para a Argentina na final do Torneio de Equipes Masculino e também ficou de fora da final no Individual feminino.
Apesar da eliminação na semifinal, Jessica Yamada tem motivos para comemorar e deixa Santiago como a atleta mais vitoriosa da competição, com quatro medalha: três de ouro nos torneios de Duplas, ao lado de Gui Lin, Duplas mistas, em parceria com Gustavo Tsuboi, e Equipes, e um bronze.
Parabéns a todos os atletas, que honraram a camisa e participaram dessa campanha histórica, sem esquecer-se de citar o apoio indispensável do Coordenador Técnico Líncon Yasuda e dos treinadores Hugo Hoyama e Jean-René Mounie, que foram determinantes para o sucesso da Seleção.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Clique aqui para mais informações!
Santiago 2014 - https://t.co/qq4kZcTMdQ
— CBTM (@CBTM_TM) 19 março 2014