Por CBTM
A brasileira Joyce Oliveira conquistou a medalha de ouro na junção das Classes 3-5, no Torneio Individual dos Jogos Para Sul-americanos, que acontecem no Centro de Alto Rendimento do Estádio Nacional, em Santiago, no Chile.
Joyce terminou a fase de grupos em primeiro lugar com extrema facilidade, superando a venezuelana Maria Fernanda Montero Ochoa, por 3 a 0 (11-1, 11-1, 11-3) e a também venezuelana Fernandez Yoleidipelo mesmo placar (11-4, 11-3, 11-3).
Na semifinal, a musa do Tênis de Mesa brasileiro enfrentou mais uma atleta da Venezuela, Maria Pulgar, e não teve muito trabalho, garantindo a vaga na decisão com outra vitória tranquila, por 3 a 0 (11-6, 11-4, 11-2).
No confronto final contra a venezuelana Ana Aurora Carrillo Alvarez, Joyce teve um pouco mais de trabalho e perdeu o primeiro set por 11-9. Apesar disso, não se abateu e deu o troco no seguinte, devolvendo o placar apertado: 12-10.
Com confiança e personalidade, a atleta do interior de São Paulo que agora treina em Brasília com a Seleção permanente de cadeirantes, venceu os dois sets seguintes por 11-8 e fechou o jogo em 3 a 1.
--- Estou feliz com mais essa conquista e vou continuar treinando com o mesmo empenho e dedicação de sempre para conseguir mais medalhas para o Brasil --- vibrou.
A vida Joyce de começou a mudar em 2002 na cidade de Jundiaí, quando foi atingida nas costas por fragmentos que desabaram do teto do ponto de ônibus e a deixou paraplégica. Ela conheceu o esporte fazendo tratamento em Brasília e quando voltou para São Paulo começou a praticar na AACD.
A atleta começou a se destacar em competições regionais, se apaixonou pelo esporte e não parou nunca mais. Atualmente é a nona colocada do Ranking Mundial e sua estreia internacional foi nos Jogos Parapanamericanos do Rio de Janeiro, em 2007.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal– Ministério do Esporte.